Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem de 112 anos se torna o mais velho do mundo; turca de 119 pede recorde

Homem mais velho do mundo e a mulher que luta por recorde - Reprodução/Guinness World Records e Twitter
Homem mais velho do mundo e a mulher que luta por recorde Imagem: Reprodução/Guinness World Records e Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/07/2021 13h33Atualizada em 01/07/2021 18h57

Um porto-riquenho recebeu o título do Guinness Word Record, o Livro Mundial dos Recordes, de homem mais velho do mundo. Ao mesmo tempo, uma turca que diz ter completado 119 anos no domingo (27), quer ser reconhecida como a mulher vida mais velha do planeta - que também a faria recordista como ser humano de vida mais longeva da atualidade.

Premiado ontem pelo Guinness, Flores Márquez, chamado pela família de "Don Millo", está próximo de completar 113 anos, no próximo 8 de agosto.

Nascido na cidade de Carolina, ao leste de San Juan de Porto Rico, ele é o segundo dos 11 filhos de Alberto Flores Meléndez e Margarita Márquez García.

Emilio Flores Márquez com o certificado do Guinness; o porto-riquenho tem 112 anos e 326 dias - Divulgação/Guinness World Records - Divulgação/Guinness World Records
Emilio Flores Márquez com o certificado do Guinness; o porto-riquenho tem 112 anos e 326 dias
Imagem: Divulgação/Guinness World Records

"Meu pai me criou com amor e me ensinou amar a todos. Sempre nos dizia para fazer o bem, para compartilhar tudo com os outros", disse o recordista.

Apesar da longevidade, Flores também precisou aprender a viver com a dor do luto por ter lamentado a morte de dois dos quatro filhos que tem com Andrea Pérez de Flores, de quem ele é viúvo e foi casado por 75 anos.

Flores poderia ter recebido a honraria há mais de um ano, quando superou a longevidade do romeno Dumitru Comanescu, que morreu em 27 de junho de 2020, com 111 anos e 219 dias.

Turca, de 119 anos, quer estabelecer recorde

A turca Seker Arslan também quer entrar para a história, mas como a pessoa mais velha do mundo. A família dela diz que ela completou 119 anos - comemorado com bolo e velas de 120 - no domingo (27), segundo mostra um documento de habilitação para dirigir.

Atualmente, o Guiness tem como pessoa mais velha registrada oficialmente a japonesa Kane Tanaka. Ela nasceu em 2 de janeiro de 1903 e está com 118 anos e mora em Fukuoka.

De acordo com o documento da turca Seker Arslan, ela nasceu em 27 de junho de 1902 e quase teve sua longevidade atrapalhada pelo novo coronavírus. Segundo o tabloide Mirror, todas as pessoas que moram com a idosa testaram positivo para a doença, exceto ela.

Arslan tem seis filhos e 12 netos, além de ter "honrado" a idade da sua mãe, que morreu com 110 anos. Sua única tristeza, porém, é ainda não ter um bisneto.

O segredo para chegar tão longe? Segundo a filha Serap Yueksel, uma alimentação diária à base de manteiga, ovo, mel e queijo. "Ela costumava fermentar o iogurte. Ela ainda come ovo cozido no café da manhã", conta a filha.

Ainda segundo o site, autoridades e a família da turca lutam para conseguir o título de mulher viva mais velha do mundo para Arslan. Ela pode quebrar o recorde de mulher mais velha da humanidade se ultrapassar os 122 anos e 164 dias da francesa Jeanne Louise Calment, morta em 1997.

kane tanaka - Kyodo/Reuters - Kyodo/Reuters
Kane Tanaka foi certificada pelo Google como a pessoa mais velha do mundo em 2019
Imagem: Kyodo/Reuters