Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo registrou vazamento de água minutos antes de prédio desabar em Miami

Do UOL, em São Paulo

01/07/2021 08h24

Um vídeo gravado por uma turista no condomínio Champlain Tower South, minutos antes de um dos prédios desabar, em Surfside, perto de Miami, há uma semana, mostra que havia água escorrendo do teto de um estacionamento. Até agora, 18 mortes foram confirmadas e mais de 100 pessoas continuam desaparecidas.

Em entrevista ao canal ABC, Adriana Sarmiento, autora da gravação (assista abaixo) contou que ela e o marido estavam de férias e nadando na piscina de outro prédio na rua quando ouviram um barulho alto.

Eles saíram para ver de onde vinha e filmaram um vazamento de água no estacionamento e o que parecia ser entulho no chão do prédio. O vídeo foi gravado à 1h18, minutos antes de parte do prédio desabar.

Sarmiento ainda relatou que tentou chamar moradores para alertar sobre o vazamento, mas, depois de um tempo, achou que estava exagerando porque "coisas assim não acontecem na América".

Os bombeiros seguem as buscas e usam dois guindastes para remover cuidadosamente os escombros. Autoridades locais prometeram uma investigação completa sobre as causas do ocorrido.

Segundo uma carta divulgada nesta terça-feira pela imprensa americana, o presidente da associação dos coproprietários do complexo Champlain Towers South, Jean Wodnicki, alertou os moradores há dois meses que seu prédio estava sofrendo uma "deterioração" crescente.

Na carta, de 9 de abril, ele estimou que seria necessário investir cerca de 15 milhões de dólares nas avaliações necessárias para resolver problemas estruturais. Desde 2018, "a deterioração do concreto se acelerou, a condição do telhado piorou consideravelmente", alertou Wodnicki. Naquele ano, um relatório sobre a luxuosa construção já indicava "danos estruturais significativos", bem como "rachaduras" no porão do prédio, de acordo com documentos divulgados pelo governo de Surfside.

Veja o momento da queda: