Topo

Esse conteúdo é antigo

Queda de aeronave militar no sul das Filipinas deixa ao menos 45 mortos

Do UOL, em Brasília

04/07/2021 13h23

Um grave acidente com um avião militar nas Filipinas deixou hoje ao menos 45 mortos e dezenas de feridos, segundo informações obtidas pelas agências Reuters e AFP. A aeronave despencou depois de uma aterrissagem frustrada e se partiu, em chamas, na ilha de Jolo, na província de Sulu, ao sul do país.

Entre os mortos estão 42 militares e 3 civis, de acordo com as autoridades locais. Mais de 90 pessoas estavam a bordo. Ao menos 17 ainda são consideradas desaparecidas. Os demais foram resgatados e estão hospitalizados.

O evento é considerado o pior desastre aéreo militar das Filipinas em quase 30 anos. "É um dia triste, mas temos que manter a esperança", afirmou à AFP o general Willian Gonzales, comandante da força-tarefa conjunta de Sulu.

Img 1 - Reuters - Reuters
Imagem: Reuters

Relatos feitos à Secretaria de Defesa do país asiático indicam que, pouco antes do desfecho trágico, soldados foram vistos saltando da aeronave antes que ela atingisse o solo, nos arredores de Patikul.

Fotos divulgadas pelo canal de televisão local Pondohan TV em sua página do Facebook mostram a fuselagem do avião em chamas. Uma coluna de fumaça preta subiu sobre as casas localizadas perto do local do acidente.

O piloto perdeu completamente o controle do avião depois de uma tentativa de aterrissagem. As circunstâncias técnicas ainda estão sendo analisadas pelo comando da aeronáutica filipina.

Segundo o general Cirilito Sobejana, a aeronave saiu da pista durante o movimento frustrado de pouso na ilha de Jolo.

Sobejana disse à mídia local que o piloto ainda tentou "recuperar a potência, mas não teve sucesso". O avião transportava tropas que estavam baseadas em Cagayan de Oro, na ilha de Mindanao (sul).

O Exército filipino mantém uma forte presença no sul do país, onde grupos armados como o Abu Sayyaf operam, muitas vezes realizando sequestros em troca de resgate.

Muitas vítimas da tragédia na província de Sulu haviam se formado recentemente no treinamento militar básico e estavam sendo enviados para a ilha como parte de uma força conjunta de combate a grupos armados nesta região de maioria muçulmana.

Img 2 - Reuters - Reuters
Militares trabalham em operação de resgate depois de queda de avião nas Filipinas
Imagem: Reuters

4º acidente com avião militar em 2021, diz senador

O senador filipino Richard Gordon disse que este foi o quarto acidente de um avião militar este ano com "vítimas". "Estamos comprando aviões defeituosos com o dinheiro das pessoas?", questionou ele no Twitter.

O avião, do tipo C-130, era frequentemente utilizado para transporte de tropas e suprimentos. Também são frequentemente destacadas para fornecer assistência humanitária e socorro em desastres.

No mês passado, um helicóptero Black Hawk caiu durante um voo noturno de treinamento, matando todas as seis pessoas a bordo.

Nota de pesar do governo brasileiro

O ministro da Defesa do governo Jair Bolsonaro (sem partido), o general Walter de Souza Braga Netto, enviou durante a manhã de hoje uma nota de pesar a fim de lamentar e prestar solidariedade devido ao trágico acidente nas Filipinas.

É com tristeza e pesar que tomei conhecimento que a aeronave militar filipina sofreu grave acidente na tentativa de pousar na Ilha de Joló, na província de Sulu, deixando dezenas de militares mortos e feridos.

Como Ministro da Defesa do Brasil, presto as minhas condolências às Forças Armadas Filipinas pela inestimável perda e, em especial, aos familiares e amigos dos militares vitimados no cumprimento do dever.