Topo

Esse conteúdo é antigo

Pai de brasileiro assassinado na Espanha: 'Tiraram a luz das nossas vidas'

Do UOL, em São Paulo

06/07/2021 16h04Atualizada em 06/07/2021 19h13

O pai de Samuel Luiz Muñiz, jovem de 24 anos espancado até a morte em La Coruña, na Espanha, deixou uma carta em homenagem ao filho no lugar do crime, uma calçada em frente a uma boate, em que, segundo uma amiga do rapaz, ele foi agredido por um grupo de mais de 10 pessoas que desferiram ofensas homofóbicas contra a vítima, que era gay.

No cartaz, estendido em um memorial improvisado ao rapaz, nascido no Brasil, Maxsoud Luiz agradeceu aos socorristas que ainda tentaram salvar Samuel e afirmou que os assassinos do filho "tiraram a única luz que iluminava suas vidas".

"Olá, sou o pai de Samuel. Primeiramente quero agradecer ao excelente trabalho das equipes do 061 (número de emergência do país) por todo o esforço no pronto atendimento ao nosso filho", declarava o bilhete atribuído ao homem por jornais como o La Vanguardia e o Clarín.

"Nos tiraram a única luz que iluminava a nossa vida. Sabemos que temos um caminho muito longo a percorrer. Teremos o apoio de nossa família, amigos e companheiros que nos ajudarão a sair desse caminho obscuro", continua a carta afixada na calçada.

"Agradeço à nossa maravilhosa cidade, A Coruña. Obrigado de coração, que Deus possa recompensar todo carinho que estão nos oferecendo. Um abraço muito forte a todos e desejamos que nunca mais aconteça outro dia tão sombrio como o que estamos vivendo", pediu o pai de Samuel, concluindo o recado com uma frase: "Não à violência".

O cartaz do familiar, preso à rua por fita adesiva, divide espaço com flores deixadas por moradores da região que deixaram suas homenagens ao rapaz.

Ontem, milhares de pessoas tomaram as ruas das cidades espanholas em protestos pela morte de Samuel, com motivações homofóbicas. Ele foi enterrado na tarde de domingo.

Na manhã de hoje, três jovens entre 20 e 25 anos foram presos suspeitos de envolvimento com o assassinato, a polícia não descarta novas detenções ao longo do dia.