Topo

Esse conteúdo é antigo

Haiti pede ajuda militar para EUA e ONU após assassinato de presidente

O presidente do Haiti, Jovenel Moise, em foto de 2017, foi assassinado na última quarta-feira (7) - 13.mar.2017 - Hector Retamal/AFP
O presidente do Haiti, Jovenel Moise, em foto de 2017, foi assassinado na última quarta-feira (7) Imagem: 13.mar.2017 - Hector Retamal/AFP

Do UOL, em São Paulo*

09/07/2021 22h07Atualizada em 09/07/2021 23h23

Após o assassinato do presidente Jovenel Moise, o governo do Haiti pediu aos Estados Unidos e à ONU que enviem militares para proteger a infraestrutura do país.

"Pensamos que os mercenários [acusados do crime] poderiam destruir alguma infraestrutura para criar caos no país. Durante uma conversa com o secretário de Estado dos Estados Unidos e a ONU fizemos esta solicitação", disse Mathias Pierre, ministro das Eleições.

Em entrevista à agência de notícias Associated Press, o primeiro-ministro interino, Claude Joseph, também confirmou o pedido e afirmou que o país "definitivamente" precisa de ajuda. "Acreditamos que nossos parceiros podem ajudar a polícia nacional a resolver a situação", disse.

O presidente do Haiti foi assassinado a tiros na quarta-feira (7) em um ataque a sua residência. Ontem, a polícia do país informou que ao menos 28 pessoas participaram da execução de Moise, sendo 26 delas colombianas e outras duas americanas.

Os Estados Unidos foram envolvidos na morte de Moïse desde o começo, depois que autoridades haitianas afirmaram que alguns dos assassinos falavam inglês com sotaque americano e se apresentaram como agentes do DEA, órgão antidrogas do país, para entrar na casa do presidente.

*Com AFP e Reuters