Topo

Esse conteúdo é antigo

Youtuber cubana é detida enquanto fala de protestos no país, diz TV

Youtuber Dina Stars foi detida enquanto falava de manifestações em Cuba - Reprodução/Instagram
Youtuber Dina Stars foi detida enquanto falava de manifestações em Cuba Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL

13/07/2021 23h14

Dina Stars é uma youtuber cubana que tem fornecido informações sobre os protestos no país para diversas mídias, incluindo a Telemundo. Hoje (13), a jovem prestava uma entrevista ao canal espanhol quando, segundo ela, a polícia bateu em sua porta.

A influenciadora deixou a câmera rodando enquanto atendia uma pessoa não identificada. Ela voltou rapidamente para a transmissão e disse que estava sendo obrigada a ir com a polícia. "Responsabilizo o governo (de Cuba) por qualquer coisa que possa acontecer comigo", falou.

Logo depois, a Telemundo capturou imagens de Dina sendo levada até uma viatura por dois agentes. Dina tem abertamente apoiado as manifestações no país caribenho, que trazem bandeiras como "Não temos medo" e "Queremos liberdade".

Desde domingo (11), milhares de habitantes de Cuba têm tomado as ruas do país para protestar contra o governo, o maior registrado no país em anos. Atualmente, a ilha é governada pelo presidente Miguel Díaz-Canel e as mobilizações sociais são algo inédito por lá.

A crise social no país ficou tão aguda que não a proibição dos atos foi capaz de contê-los. O governo respondeu que os problemas em Cuba são resultado do bloqueio econômico estabelecido pelos Estados Unidos no século passado.