Topo

Esse conteúdo é antigo

Paciente nos EUA recebe rim que deveria ser doado a outra pessoa

Rim que deveria ser doado a outro paciente foi transplantado na rede hospitalar University Hospitals, nos EUA  - Reprodução/University Hospitals
Rim que deveria ser doado a outro paciente foi transplantado na rede hospitalar University Hospitals, nos EUA Imagem: Reprodução/University Hospitals

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/07/2021 17h11Atualizada em 13/07/2021 17h11

Um paciente recebeu um rim que já estava destinado a outra pessoa da fila de espera. O incidente ocorreu na rede hospitalar HU (University Hospitals), na cidade de Cleveland, no estado norte-americano de Ohio.

O caso foi confirmado ontem pela empresa por meio de um comunicado, e também foi noticiado pelo site da estação WFLA.

A rede de hospitais disse que o órgão transplantado era compatível e que o paciente está se recuperando conforme o esperado depois do procedimento.

Enquanto isso, a operação de transplante da pessoa que de fato deveria ter recebido o rim foi adiado.

Dois funcionários envolvidos no equívoco estão atualmente de licença remunerada, enquanto a situação está sendo investigada. O HU afirmou que a confusão não condiz com seu compromisso institucional.

"O Programa de Transplante de Hospitais Universitários é composto por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada de especialistas com décadas de prestação de cuidados de transplante e experiência em pesquisa. Estamos consternados com o fato de um erro ter ocorrido recentemente, resultando em um paciente recebendo um rim destinado a outro", diz o comunicado da instituição.

O HU informou também que está analisando o caso para que não ocorra novamente e disse ter notificado a ocorrência ao UNOS (United Network for Organ Sharing), organização que gerencia o sistema nacional de transplante de órgãos nos Estados Unidos.

"Oferecemos nossas sinceras desculpas a esses pacientes [afetados pelo transplante equivocado] e suas famílias. Reconhecemos que eles nos confiaram seus cuidados. A situação é totalmente inconsistente com nosso compromisso de ajudar os pacientes a voltarem à saúde e viverem a vida plenamente", finaliza a nota.