Topo

Esse conteúdo é antigo

Raio atinge irmãos que tiravam selfie durante tempestade

Raio atinge árvore no momento em que os irmãos tiravam uma selfie - Reprodução/Isobel Jobson
Raio atinge árvore no momento em que os irmãos tiravam uma selfie Imagem: Reprodução/Isobel Jobson

Colaboração para o UOL, em Santos

14/07/2021 10h13

Três irmãos, duas jovens e um rapaz, escaparam por pouco da morte no final da tarde de segunda-feira (12). Eles se protegiam de uma tempestade sob uma árvore - contrariando as recomendações para se tomar durante eventos de descargas elétricas -, que acabou atingida por um raio.

Rachel, Isobel e Andrew Jobson estavam passeando de bicicleta quando tiveram que se abrigar sob uma árvore perto de Molesey Lock, perto do Palácio de Hampton Court, no sudoeste de Londres, Inglaterra, durante uma tempestade que os pegou de surpresa.

No momento em que eles tiravam uma selfie, um raio atingiu a árvore. Segundo eles, a câmera do celular flagrou o momento exato do incidente.

Rachel, a irmã mais velha, de 26 anos, disse que eles estavam indo visitar a tia em Epsom, Surrey, quando foram surpreendidos pela tempestade. Quando já estavam abrigados sob a árvore, resolveram tirar uma selfie para registrar o momento.

"A foto foi tirada no momento em que o raio nos atingiu", contou à BBC Isobel, de 23 anos. "Tirei uma foto nossa sorrindo e depois quisemos tirar uma foto da gente triste na chuva. De repente, eu já estava no chão e não conseguia ouvir mais nada além de um zumbido estridente. Meu braço direito ficou dormente e não conseguia movê-lo".

Isobel tem uma placa de titânio no braço, que ficou muito quente após o raio nos atingir, acrescentou Rachel.

"Eu também caí ao chão e me senti desorientada. Me queimei na coxa e na barriga. Eu e minha irmã ficamos com marcas como as de um raio", lembrou.

Os padrões a que Rachel se refere são conhecidos como marcas de Lichtenberg. Elas são temporárias e ocorrem por conta do rompimento de tecidos subcutâneos.

Rachel acrescentou que os três ficaram feridos, embora o seu irmão Andrew estivesse "mais atordoado do que qualquer outra coisa"

Os irmãos foram socorridos por outras pessoas que estavam no local, antes que os paramédicos chegassem. Eles foram levados para o Hospital St George, em Tooting, com queimaduras superficiais, e tiveram alta horas depois.

Apesar do susto, Rachel, Isobel e Andrews tiveram apenas ferimentos leves  - Arquivo Pessoal - Isobel Robson - Arquivo Pessoal - Isobel Robson
Apesar do susto, Rachel, Isobel e Andrew tiveram apenas ferimentos leves
Imagem: Arquivo Pessoal - Isobel Robson

Placa de titânio

A família foi informada de que possivelmente a placa de titânio no braço de Isobel, colocada após um acidente de bicicleta no ano passado, possa ter sido a causa do raio percorrer os seus corpos.

No dia do incidente, grande parte de Londres foi afetada pelas tempestades, com alguns bairros recebendo o equivalente a um mês de chuva em um único dia, o que provocou enchentes.

De acordo com a Royal Society for the Prevention of Accidents, cerca de 30 a 60 pessoas são atingidas por raios a cada ano no Reino Unido, com uma média de três mortes.