Topo

Esse conteúdo é antigo

Biden diz que Cuba é 'estado fracassado' e não considera enviar ajuda agora

Biden disse ainda que comunismo é sistema "universalmente fracassado" - Anna Moneymaker/Getty Images
Biden disse ainda que comunismo é sistema 'universalmente fracassado' Imagem: Anna Moneymaker/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/07/2021 19h45

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse hoje em uma entrevista coletiva à imprensa que Cuba é um "estado fracassado" e que não considera enviar apoio à ilha no momento, visto que o governo poderia confiscar as remessas.

"Cuba infelizmente é um estado fracassado e está reprimindo seus cidadãos. Há várias coisas que poderíamos considerar para ajudar o povo de Cuba, mas isso requereria uma circunstância ou garantia diferente de que o governo não tiraria vantagem disso", falou ele na Casa Branca após reunião com a chanceler alemã Angela Merkel.

Biden disse também que o comunismo é um "sistema fracassado". "O comunismo é um sistema fracassado, um sistema universalmente fracassado. Não vejo o socialismo como um substituto muito útil, mas essa é outra história", declarou.

O democrata falou ainda que está pronto para enviar "uma quantidade significativa" de vacinas contra covid-19 à ilha, se uma organização internacional as distribuísse.

"Eu estaria preparado para dar quantidades significativas da vacina se eu fosse garantido que uma organização internacional administraria essas vacinas e o faria de maneira que o cidadão médio teria acesso a elas", continuou.

As declarações do presidente norte-americano acontecem na mesma semana em que o país registrou as maiores manifestações antigoverno em décadas, pedindo medidas para aliviar a crise econômica e sanitária causada pela pandemia.