Topo

Esse conteúdo é antigo

Menina de 9 anos encontra garrafa com mensagem de 37 anos enviada do Japão

Imagem meramente ilustrativa de uma mensagem em uma garrafa - Divulgação/Pixabay
Imagem meramente ilustrativa de uma mensagem em uma garrafa Imagem: Divulgação/Pixabay

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/07/2021 11h33Atualizada em 15/07/2021 11h33

Uma garota de 9 anos encontrou uma garrafa misteriosa enquanto estava visitando o Havaí com a família. Para sua surpresa, ao abrir o objeto se deparou com uma mensagem vinda do Japão, escrita há 37 anos.

Abbie Graham era uma das turistas do Hawaiian Paradise Park no Dia dos Pais, que ocorreu em 19 de junho, de repente, viu algo estranho em meio a lama na praia. Quando chegou mais perto percebeu que era uma antiga garrafa.

"A primeira coisa que Abbie disse foi: 'Encontramos uma mensagem em uma garrafa'", disse a mãe da menina, Angie Graham ao Tribune-Herald. A mulher ainda conta que pensou que a filha tinha pegado um lixo, mas a criança tinha certeza de que era um 'tesouro'.

Dias depois, já em casa, a família decidiu abrir a garrafa, foi quando encontraram a mensagem do Japão. Um bilhete em um cartão-postal branco desbotado, contava com o título que aparentava ter sido redigido em uma máquina de escrever: "A Investigação Atual do Oceano".

A nota ainda contava com uma informação crucial, a mensagem era parte de um projeto do Clube de Ciências Naturais da Escola Secundária da Prefeitura de Chiba, cerca de 40 quilômetros de Tóquio.

"Esta garrafa foi jogada ao mar na costa de Choshi, Japão, em julho de 1984", continuou o texto. No final, o autor pede o endereço, nome, data, longitude e latitude que a garrafa fora encontrada.

Além do texto em japonês, havia uma segunda nota com as mesmas informações, só que em espanhol.

Apesar de terem localizado o site do Clube de Ciências, nenhum membro da família entende japonês. O pai de Abbie, John Graham contou então sua ideia ao Tribune-Herald: "Decidimos que talvez devêssemos laminá-lo e enviá-lo de volta para a escola no endereço que eles nos deram. Calculamos que as pessoas que o enviaram devem ter 50, 55 anos agora".