Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia apreende cocaína disfarçada de carvão avaliada em R$ 211 milhões

Cocaína disfarçada de carvão era remetida a América do Sul e tinha como destino a Irlanda - Reprodução/Twitter
Cocaína disfarçada de carvão era remetida a América do Sul e tinha como destino a Irlanda Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/07/2021 17h45Atualizada em 15/07/2021 17h45

As polícias da Irlanda e da Holanda, em operação conjunta, apreenderam dois mil sacos, de 20 kg cada, que continham cocaína disfarçada em meio a carvão. A apreensão aconteceu no início da semana no porto holandês de Roterdã, segundo o site de notícias RTE.

Os pacotes chegaram à Europa vindos da América do Sul e ficaram retidos por duas depois que autoridades holandesas notificaram sobre o carregamento, que tinha como destino a Irlanda.

A Guarda Siochána, responsável pela segurança nacional do país vizinho ao Reino Unido, iniciou as investigações e, com a ajuda de Raio-X e cães farejadores, identificou a presença da cocaína no carvão. Com base na quantidade de sacos, a polícia chegou à conclusão de que o valor das drogas apreendidas ultrapassaria 35 milhões de euros no "mercado" (mais de R$ 211 milhões na cotação atual).

Read more: https://t.co/45tz81a80R pic.twitter.com/1bOAI9RapD

"Levará alguns dias para a FSI (policia científica local) extrair a cocaína do produto em que está escondida", disse a polícia em comunicado à imprensa.

A polícia também pretende prender os criminosos em breve. "É algo significativo desmantelar os grupos do crime organizado suspeitos de estarem envolvidos na importação de cocaína e outras drogas para a Irlanda", disse o comissário assistente John O'Driscoll, da Guarda Siochána, à RTE.