Topo

Esse conteúdo é antigo

Família brasileira passou a noite em telhado em meio a chuvas na Alemanha

Visão aérea do distrito de Bad Neuenahr-Ahrweiler já na manhã de hoje - Reprodução/Facebook
Visão aérea do distrito de Bad Neuenahr-Ahrweiler já na manhã de hoje Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

16/07/2021 22h50Atualizada em 17/07/2021 22h13

Uma família de brasileiros teve que se abrigar em um telhado em meio às enchentes que atingem a Alemanha. Pelo menos 103 pessoas já morreram no país europeu, o mais afetado pelas fortes chuvas na região.

Em entrevista ao jornal O Globo, Marcela Amandio e Lucas Spader contaram os momentos de tensão que viveram depois que a água atingiu a casa em que vivem com a filha, Olivia, de 7 anos. Os três moram no primeiro andar de um sobrado na cidade de Bad Neuenahr Ahrweiler.

Segundo Marcela, enquanto a água estava chegando na cintura, eles ainda tentaram salvar documentos e itens mais essenciais, mas depois, a água chegou inclusive ao segundo andar, inundando por completo o piso em que viviam.

Eles e os vizinhos do outro andar passaram uma noite no telhado da residência e a família da mulher criou uma vaquinha online para ajudá-los a recomeçar a vida. A meta, de R$ 10.000, já foi alcançada.

"Vivi o terror. Primeira vez que senti medo de verdade na vida", afirmou Lucas, que vive há um ano na região, em entrevista ao jornal carioca.

Segundo o rapaz, por volta das 23h de ontem, ele percebeu uma movimentação estranha no restaurante em que trabalha, que fica em frente à residência. Ao ir para a rua, se assustou com a quantidade de água.

"Saí correndo. Minha esposa estava acordada. Me deu a chave do carro, e eu tentei achar um lugar alto para deixá-lo, mas não havia, então deixei em um estacionamento e voltei correndo pra minha casa", detalhou.

Marcela contou que antes de o marido perceber a magnitude do alagamento ela já havia sido acordada por uma das vizinhas, que por volta das 22h foi até sua porta recomendar que ela guardasse o carro em um local seguro e levasse os pertences essenciais para o segundo andar.

"Foi tudo muito rápido. Os vizinhos pegaram minha filha, levaram para cima. Quando a gente viu já estava entrando água em casa. Eu saí de casa, e a água estava na cintura. Tentei pegar o máximo de coisas que consegui. Eu até caí e cortei o pé, mas tudo bem. A gente foi para cima, e a água não parava de subir. Por intercessão de Deus, a gente conseguiu subir no telhado pelo cano da calha, e ele não quebrou. Foi uma força sobrenatural", declarou ao jornal.

Depois que Lucas chegou do trabalho, ele se reuniu com a filha a mulher no refúgio no segundo piso. Mas com a água avançando, a família brasileira e mais dois vizinhos tiveram que ir para o telhado, deixando para trás até mesmo os poucos pertences que haviam salvado.

Com a vaquinha criada pelos familiares, o plano da família é se mudar para outro endereço. Até lá, Marcela, Lucas e a filha estão com amigos da região.

Em uma postagem em sua página do Facebook, o distrito de Bad Neuenahr-Ahrweiler afirmou que há cerca de 1,3 mil pessoas desaparecidas. Ainda não há informações se foram arrastadas pelas águas ou se apenas perderam o contato por telefone.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Uma versão anterior deste texto dizia que Colônia seria uma capital estadual na Alemanha. A informação estava incorreta e foi retirada do texto. Colônia fica no estado da Renânia do Norte-Vestfália, cuja capital é Dusseldorf. Bad Neuenahr-Ahrweiler fica no estado vizinho da Renânia-Palatinado, cuja capital é Mainz.