Topo

Esse conteúdo é antigo

Motorista flagra 'tornado de mosquitos' na Rússia; assista

Alexei registrou o momento em que as nuvens de mosquito se juntaram, formando um tornado - Reprodução/The Siberian Times
Alexei registrou o momento em que as nuvens de mosquito se juntaram, formando um tornado Imagem: Reprodução/The Siberian Times

Colaboração para o UOL, em Santos

20/07/2021 10h58

Nuvens com milhões mosquitos cobriram a península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia. Um motorista que dirigia por uma estrada gravou em vídeo o fenômeno, que ele batizou de 'tornado de mosquitos'.

"Eu dirigi através dessas nuvens de insetos por várias centenas de metros", disse um homem identificado como Alexei, ao site The Siberian News. "Não foi uma experiência agradável, pois mal conseguia ver a estrada. Não ousei abrir minhas janelas".

O motorista afirmou que colunas gigantes de mosquitos eram visíveis em todos os lugares que ele olhava. "Eu vi quando essas colunas se separaram e se juntaram novamente, formando o que parecia um tornado."

Especialistas tentaram acalmar os moradores e visitantes de Kamchatka, informando que não deveriam se preocupar com o enxame. Segundo explicaram, esse é um fenômeno que ocorre todos os anos, durante o período de acasalamento dos mosquitos.

"Esses são mosquitos machos que criam enxames em torno de uma das várias fêmeas para acasalar - não há nada de errado com isso", afirmou a entomologista Lyudmila Lobkova. "Os mosquitos machos não atacam humanos", explicou.

Os moradores locais dizem que estão acostumados com esses enxames, mas ressaltam que este ano eles estão muito maiores.