Topo

Esse conteúdo é antigo

Foto de cobra-rei ingerindo naja viraliza e mostra hábito raro da espécie

Cobra-rei engolindo a naja em foto que chocou o Twitter - Reprodução/Twitter
Cobra-rei engolindo a naja em foto que chocou o Twitter Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/07/2021 10h58

Um provérbio árabe diz que "mesmo a melhor das cobras é uma cobra". A metáfora, feita para alertar humanos sobre pessoas falsas, no entanto, também pode ser utilizada para alertar as próprias cobras, conforme mostrado por uma imagem que se tornou viral no Twitter.

Os usuários da rede social ficaram atônitos ao se depararem com a foto de uma cobra-rei comendo uma naja, e descobrirem que, na natureza, algumas espécies de cobras também comem suas semelhantes.

A imagem foi compartilhada por Parveen Kaswan, oficial do Serviço Florestal Indiano, que ironizou a cena forte dizendo que as Ophiophagus hannah (cobras-rei) "se alimentam de mortais inferiores"

O oficial também explicou que até mesmo o nome científico da espécie tem a ver com seu hábito "assassino". Segundo ele, 'Ophiophagus' é derivado do grego, significando 'comedor de cobras'.

Já o complemento do nome científico "hannah", segundo o oficial, se dá por conta do nome de ninfas que vivem em árvores, de acordo com a mitologia grega. A palavra foi escolhida para se designar as cobras-rei, pois, além de comer cobras, elas também são a única cobra que constrói ninhos.