Topo

Esse conteúdo é antigo

Cientista faz 'cesárea' em tartaruga atropelada e salva ovos de 7 filhotes

Cientista descobriu que tartaruga estava morta, na rua, e tentou salvar os filhotes dela - Reprodução/Twitter
Cientista descobriu que tartaruga estava morta, na rua, e tentou salvar os filhotes dela Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/08/2021 11h19

Dois filhotes de tartaruga nasceram saudáveis no domingo (1). Mas isso só foi possível porque um cientista de Ann Arbor, no estado de Michigan (EUA), fez uma "cesárea" em uma tartaruga que fora atropelada, para tentar salvar os filhotes dela.

No início de junho, Martens estava voltando para casa quando precisou sair do carro para ajudar uma tartaruga a atravessar a rua. Quando percebeu, o réptil já estava morto após ter sido atropelado por algum carro.

O norte-americano acredita que o animal fazia a travessia da rua para procurar um lugar adequado para chocar seus ovos, quando foi atropelada por um carro.

"Trouxe ela para casa, fiz um teste para ter certeza se ela estava morta, e depois, na minha melhor tentativa de cesariana em tartaruga, consegui tirar sete ovos", conta o cientista, que depois colocou os ovos em um substrato e na incubadora.

A esperada recompensa veio no domingo. Dois dos ovos começaram a chocar e revelaram minúsculos filhotes de tartaruga. "Até agora com dois totalmente emergidos e saudáveis. E temos pelo menos mais três a caminho", diz ele, revelando que possivelmente dois dos filhotes não resistiram.

Martens diz que alimentará os animais por pelo menos duas vezes antes de levá-los ao lago onde a mãe das crias vivia, para que sejam soltos na natureza.