Topo

Esse conteúdo é antigo

Enfermeiro alemão antivacinas é acusado de aplicar 8 mil imunizantes falsos

Doses teriam sido substituídas por uma solução salina - iStock
Doses teriam sido substituídas por uma solução salina Imagem: iStock

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/08/2021 12h07Atualizada em 11/08/2021 12h08

Um profissional de enfermaria da Alemanha foi acusado de aplicar 8,6 mil doses falsas de vacinas contra a covid-19. O suposto negacionista teria injetado uma solução salina nas pessoas, ao invés das vacinas, conforme revelado por uma investigação policial, divulgada pela emissora NDR.

Após a descoberta das possíveis doses falsas, as autoridades do distrito alemão da Frísia convocaram hoje milhares de pessoas que se vacinaram no posto em que o profissional, afiliado à Cruz Vermelha, trabalhava para tomar uma nova dose do imunizante.

A polícia disse que o profissional de saúde expressava opiniões contra vacinas nas redes sociais e que isso levantou as suspeitas contra ele. Cerca de 8,6 mil pessoas teriam sido lesadas pelo profissional, que não teve identidade revelada.

Embora a solução salina que teria sido utilizada no lugar dos imunizantes seja inofensiva, a maioria das pessoas que foram vacinadas na Alemanha entre março e abril, quando a suposta troca aconteceu, são idosos e, portanto, integrantes do gruo de risco.

Com o "horror público" em relação ao caso, o investigador Peter Beer disse que, com base em depoimentos de testemunhas, há "uma suspeita razoável" de que a troca foi, de fato realizada, e que isso é um sinal de "perigo".

Entretanto, não ficou claro se o suspeito foi preso pelo caso, que, de acordo com a NDR, foi despachado para uma unidade policial especial para a investigação de crimes movidos por motivos políticos. Com isso, a polícia local não teceu mais comentários a respeito do incidente.