Topo

Não há registro de brasileiros vítimas de terremoto no Haiti, diz Itamaraty

População em meio a escombros produzidos por terremos no Haiti neste sábado (14) - @Mundo_News no Twitter
População em meio a escombros produzidos por terremos no Haiti neste sábado (14) Imagem: @Mundo_News no Twitter

Do UOL, em Brasília

14/08/2021 20h40Atualizada em 14/08/2021 20h43

O Itamaraty informou que, até o momento, não há registro de brasileiros que tenham sido vítimas do terremoto que atingiu o Haiti na manhã de hoje. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a comunidade brasileira no país é estimada em 50 pessoas, sendo a maioria de religiosos.

"Ao tomar conhecimento com consternação do terremoto que atingiu o Haiti, o governo brasileiro manifesta sua solidariedade ao povo haitiano e reafirma seu firme compromisso com a continuidade da ajuda humanitária prestada àquele país", escreveu o órgão diplomático.

O Itamaraty também afirmou que continuará acompanhando a situação do país por meio da embaixada em Porto Príncipe.

Até o momento, autoridades do país registram 304 mortes em decorrência do abalo sísmico de magnitude 7,2 na escala Richter. O tremor ocorreu por volta das 8h30 (9h30 no horário de Brasília), a cerca de 12 km da cidade de São Luís do Sul.

Após o terremoto, um alerta de tsunami foi emitido pela Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos.

Desastre em 2010

Um outro terremoto de magnitude alta atingiu o país em janeiro de 2010, quando mais de 200 mil pessoas morreram em diversas cidades. Na época, mais de um milhão de haitianos ficaram desabrigados.

Alegando questões humanitárias, o Brasil enviou quase 40 mil militares ao país caribenho. A missão do Exército Brasileiro no Haiti terminou há dois anos.