Topo

Esse conteúdo é antigo

Ex-presidente do Afeganistão anuncia que estará em conselho de transição

Hamid Karzai presidiu o Afeganistão entre 2001 e 2014 (foto de arquivo) - Omar Sobhani/Reuters
Hamid Karzai presidiu o Afeganistão entre 2001 e 2014 (foto de arquivo) Imagem: Omar Sobhani/Reuters

Do UOL, em São Paulo*

15/08/2021 12h56Atualizada em 15/08/2021 13h24

O ex-presidente do Afeganistão Hamid Karzai anunciou neste domingo (15) a criação de um conselho de coordenação que será responsável pela transição política no país. O Afeganistão teve o governo derrubado pelo grupo fundamentalista islâmico Taleban, que estava há 20 anos afastado do poder, desde que os Estados Unidos comandaram uma ofensiva militar após os atendados de 11 de setembro de 2001.

Karzai presidiu o Afeganistão entre 2001 e 2014. Ele afirmou que o novo conselho terá a participação do ex-chanceler Abdullah Abdullah e de Gulbuddin Hekmatyar, líder militar e comandante do grupo político Hezb-e Islami.

Segundo o ex-presidente, o objetivo do conselho é prevenir o caos, reduzir o sofrimento da população e administrar a transferência pacífica de poder.

Atual presidente e vice fugiram após cerco do Taleban

Cercado pelo grupo Taleban, o atual presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, e seu vice, Amrullah Saleh, deixaram o país na noite entre sábado e domingo. A informação foi confirmada por um funcionário de alto escalão do Ministério do Interior do governo.

Ghani teria embarcado para o Tajiquistão, segundo informações da agência Reuters. O local não foi confirmado pelo funcionário por motivos de segurança.

O movimento do presidente ocorreu após o Taleban assumir importantes do país, como Jalalabad e Mazar-i-Sharif, sem encontrar muita resistência.

Depois delas, a capital Cabul foi cercada. Até então, ela era a única das grandes cidades que ainda estava no controle do governo.

Nas primeiras horas deste domingo, um funcionário do Ministério do Interior disse que o Taleban estava chegando "de todos os lados" e houve relatos de tiros nas proximidades da cidade.

Representantes do grupo insurgente, porém, anunciaram que a busca seria uma rendição pacífica.

Do outro lado, o ministro interino do Interior afegão, Abdul Sattar Mirzakwal, também sinalizou com a possibilidade de uma negociação, dizendo que a capital não seria atacada e que haverá uma "transição pacífica de poder".

afeganistão - Stringer/Reuters - Stringer/Reuters
Um combatente do Taleban observa enquanto ocupa a cidade de Ghazni, no Afeganistão
Imagem: Stringer/Reuters

Tomadas de Jalalabad e Mazar-i-Sharif

Horas antes de cercar Cabul, o Taleban assumiu o controle da cidade oriental de Jalalabad sem encontrar resistência, conseguindo acesso a uma das principais rodovias do país.

Eles também ocuparam o posto fronteiriço de Torkham com o Paquistão, deixando o aeroporto de Cabul como a única saída do Afeganistão que ainda está nas mãos do governo.

A captura de Jalalabad ocorreu após o Taleban também tomar a cidade de Mazar-i-Sharif, no norte do país, na noite de ontem, também com poucos combates.

"Não há confrontos ocorrendo agora em Jalalabad porque o governador se rendeu ao Taleban. Permitir a passagem para o Taleban era a única maneira de salvar vidas civis", disse", disse uma autoridade afegã baseada em Jalalabad à Reuters.

*Com informações das agências AFP, ANSA e Reuters.