Topo

Esse conteúdo é antigo

Afeganistão: Conselho de Segurança da ONU deve se reunir amanhã, diz TV

Do UOL*, em São Paulo

15/08/2021 17h04

O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas deve se reunir amanhã para tratar da situação no Afeganistão, segundo informou a rede americana CNN.

A televisão cita uma fonte diplomática que informa que o secretário-geral da ONU, António Guterres, deve notificar o Conselho sobre a reunião. Até o momento, porém, não há confirmação oficial por parte da ONU.

Em comunicado, o secretário-geral do órgão, Antonio Guterres, pediu 'moderação' aos talibãs, horas depois que os insurgentes entraram na capital Cabul. No texto, ele diz que "está particularmente preocupado com o futuro das mulheres e meninas, cujos direitos conquistados a duras penas devem ser protegidos", disse.

O Conselho de Segurança é o órgão máximo da ONU, responsável por tentar "manter a paz" desde o fim da segunda guerra mundial. Ele é composto por 5 países membros permanentes e 10 rotativos. Os permanentes são os considerados vencedores da segunda guerra: Estados Unidos, Reino Unido, China, Rússia e França.

Na última sexta-feira, Guterres pediu que o Taleban parasse com as ofensivas e iniciasse uma negociação com o governo afegão.

"A mensagem da comunidade internacional para aqueles em pé de guerra deve ser clara: tomar o poder por meio da força militar é uma proposta perdida. Isso só pode levar a uma guerra civil prolongada ou ao isolamento completo do Afeganistão", disse.

Hoje, a diretora-executiva da ONU Mulheres pediu para que o mundo preste atenção na "tragédia" no Afeganistão. "Por favor, pense no povo, mulheres e meninas, do Afeganistão. Uma tragédia se desenrola diante de nossos olhos."

Taleban toma poder

O grupo fundamentalista Taleban tomou hoje a capital do Afeganistão, Cabul, em sua maior movimentação em quase 20 anos. A tomada foi feita sem muita resistência, indicam relatos vindos do país, depois de uma semana inteira de avanços em direção a Cabul.

Até ontem, o grupo vinha conquistando províncias nos arredores da capital, na estratégia de formar um cerco. A conquista de Cabul ocorreu na manhã de hoje (horário de Brasília), com o atual presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, e seu vice, Amrullah Saleh, fugindo para o Tajiquistão.

Esta é a primeira vez desde outubro de 2001 que o grupo volta à capital. O risco de tomada de Cabul já era alertado por especialistas, que viam com apreensão a saída total das tropas americanas do Afeganistão depois de 20 anos de ocupação.

*Com AFP