Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo mostra afegãos tentando se agarrar à fuselagem de avião dos EUA; veja

Afegãos tentam se agarrar à fuselagem de um avião dos Estados Unidos - Reprodução/Instagram/@rustamwahab_
Afegãos tentam se agarrar à fuselagem de um avião dos Estados Unidos Imagem: Reprodução/Instagram/@rustamwahab_

Do UOL, em São Paulo

17/08/2021 11h02Atualizada em 17/08/2021 11h44

Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra afegãos tentando se agarrar à fuselagem de um avião dos Estados Unidos que saía do aeroporto de Cabul, na capital, após a invasão do grupo extremista Taleban no país.

As imagens, divulgadas no Instagram do ativista afegão Rustam Wahab, que vive no Reino Unido e estuda na Universidade de Southampton, mostram diversos afegãos agarrados à fuselagem da aeronave em movimento. Também é possível visualizar outras diversas pessoas na pista do aeroporto.

Não está claro quando a filmagem foi realizada, nem se alguma pessoa morreu na ocasião.

"Mais civis afegãos se agarram ao avião, na tentativa de fugir de Cabul. No final do vídeo, o avião começa a decolar. Não tenho certeza se essas pobres pessoas sobreviveram ou não", escreveu Wahab na rede social.

Nos comentários da publicação uma pessoa questionou o repórter sobre como teve acesso ao vídeo. Em resposta, outra internauta explicou que seria uma live.

Assista aos vídeos abaixo:

Apesar de não ter mais detalhes sobre a filmagem, ontem, vídeos e relatos colhidos pela agência de notícias afegã Asvaka mostram pessoas caindo de um Boeing C-17, da Força Aérea dos Estados Unidos, ao tentarem fugir de Cabul.

Tumultos e desespero de afegãos também foram registrados no aeroporto de Cabul após a chegada do Taleban ao país. E, até ontem, ao menos sete pessoas morreram no local.

Hoje, o Taleban também bloqueou as estradas que dão acesso ao aeroporto de Cabul, um dia após a invasão de milhares de civis que tentaram deixar a cidade em meio à tomada do poder da capital do Afeganistão pelo grupo extremista.

Segundo a CNN Internacional, as pessoas que tentam chegar aos portões principais do Aeroporto Internacional Hamid Karzai de Cabul precisam passar pelos controles do grupo extremista, que tenta impedir a fuga de moradores da capital afegã.

Queda de avião

Vídeos e relatos colhidos pela agência de notícias afegã Asvaka mostram pessoas caindo de um Boeing C-17, da Força Aérea dos Estados Unidos, ao tentarem sair de Cabul, capital do país.

Por volta das 4h30 da manhã de ontem (horário de Brasília; 12h no horário de Cabul), a agência veiculou, no Twitter, que "moradores próximos ao Aeroporto de Cabul" avistaram "três jovens que se seguravam com força nos pneus de um avião caírem em cima de moradias de pessoas".

Ainda de acordo com a agência, a queda "fez um barulho alto e assustador". Pouco tempo depois, a agência veiculou um vídeo do C-17 decolando e, em determinado momento, duas pessoas caindo da aeronave.

Aviso! Imagens fortes:

Em seguida, outros dois vídeos foram veiculados pela Asvaka. No primeiro, creditado a um jornalista de uma rádio persa nos Países Baixos, é possível ver afegãos se pendurando no avião da Força Aérea dos EUA enquanto ele começava a decolar.

Em outro, de outro ângulo — na pista do Aeroporto de Cabul —, é possível ver ao menos duas pessoas caindo do C-17, com uma multidão observando o fato.

Pânico no aeroporto de Cabul

Cidadãos do Afeganistão estão em pânico após a tomada da capital do país pelos radicais. Na manhã de ontem, em um ato de desespero, dezenas de pessoas se jogaram na parte externa de um avião que transportava membros da embaixada dos Estados Unidos para o país de origem.

Informações divulgadas pelo Pentágono apontam que soldados norte-americanos mataram dois homens que estavam armados no aeroporto.

Outros morreram após caírem durante a decolagem da aeronave. A tentativa dos afegãos era chegar até a porta do avião e tentar embarcar para sair do país com o auxílio do transporte aéreo.

O grupo de militares dos EUA disse à agência internacional de notícias AP que não sabia especificar se as mortes foram causadas por tiros ou pisoteadas durante o tumulto.

Vídeos divulgados nas redes sociais também mostraram milhares de pessoas aguardando na pista do aeroporto.