Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA investigam restos humanos encontrados em roda de avião saído de Cabul

16.ago.2021 - Afegãos se aglomeram na pista do aeroporto de Cabul para fugir do país - AFP
16.ago.2021 - Afegãos se aglomeram na pista do aeroporto de Cabul para fugir do país Imagem: AFP

Colaboração para o UOL

17/08/2021 18h17Atualizada em 18/08/2021 07h18

Os Estados Unidos iniciaram uma investigação sobre restos humanos encontrados na roda de um avião que decolou de Cabul, capital do Afeganistão. A aeronave em questão é um C-17 e o material foi descoberto após o pouso no Catar.

"A aeronave está atualmente apreendida para fornecer tempo para coletar os restos mortais e inspecionar a aeronave antes de retornar ao status de voo", disse o comunicado das Forças Aéreas dos EUA, ao qual a rede de televisão americana CNN teve acesso.

Conforme o órgão, esse avião partiu da capital afegã no domingo (15), quando a aeronave foi cercada por centenas de pessoas no aeroporto.

O Escritório de Investigações Especiais da Força Aérea garantiu que a investigação será minuciosa para elucidar os fatos sobre o que chamou de "trágico incidente". Disseram, também, que seus corações "estão com as famílias dos falecidos".

Este, portanto, não é o mesmo que voou com 640 pessoas a bordo ontem. No mesmo dia, um vídeo compartilhado nas redes sociais mostrou cidadãos tentando se agarrar à fuselagem de um avião dos Estados Unidos.

A cena chocante, vista no primeiro dia após a invasão do grupo extremista Taleban no país, também registrou imagens de diversas pessoas na pista de pousos e decolagens. As operações aéreas até chegaram a ser suspensas por horas, mas foi retomada depois.

Os militares não divulgaram um balanço total das vítimas no momento da decolagem, nem confirmaram a informação de que uma pessoa foi esmagada sob as rodas da aeronave.

*Com informações da AFP