Topo

Esse conteúdo é antigo

Embaixador britânico relata desespero de quem tenta sair do Afeganistão

16.ago.2021 - Afegãos se aglomeram na pista do aeroporto de Cabul para fugir do país - AFP
16.ago.2021 - Afegãos se aglomeram na pista do aeroporto de Cabul para fugir do país Imagem: AFP

Colaboração para o UOL

18/08/2021 12h10

O embaixador do Reino Unido no Afeganistão, Laurie Bristow, relatou que muitas pessoas estão se dirigindo "desesperadas" ao aeroporto de Cabul, capital do país. Desde que o grupo fundamentalista Taleban assumiu o controle do país no último domingo, muitos cidadãos têm tentado deixar o país com suas famílias.

O embaixador britânico ainda está na região para ajudar a oferecer vistos e retirar homens, mulheres e crianças em segurança do local. Ele explicou à rede britânica Sky News que sua equipe está trabalhando com base "em dias, não semanas" para realizar e finalizar a operação.

Segundo ele, foram retiradas do país, apenas ontem, 700 pessoas. O objetivo, conforme explicou, é evacuar "pelo menos" mil por dia.

Laurie Bristow, responsável por decidir a ordem na qual as pessoas sairão do país, entende, porém, que a velocidade de execução do plano depende de situações que não estão sob seu controle. Como a segurança local e as ações do Taleban.

Questionado sobre a relação e coordenação entre as forças britânicas e o grupo, o embaixador disse achar "interessante" que eles tenham "optado por apoiar esta operação".

"Minha avaliação é que eles consideram que é do seu interesse ajudar para que isso aconteça de forma ordenada e clara. Obviamente, é do nosso interesse que eles vejam dessa forma", disse, e completou: "estamos trabalhando com eles onde precisamos, em um nível tático e prático."