Topo

Esse conteúdo é antigo

Líder do Taleban pede que todos os 'presos políticos' sejam libertados

Combatentes do Taleban dentro do palácio presidencial do Afeganistão - Reprodução/Al Jazeera
Combatentes do Taleban dentro do palácio presidencial do Afeganistão Imagem: Reprodução/Al Jazeera

Colaboração para o UOL

18/08/2021 15h11

O líder supremo do Taleban determinou que todos os "presos políticos" sejam libertados de prisões em todo o Afeganistão. O anúncio foi feito pelas redes sociais, no perfil oficial do grupo fundamentalista que desde domingo tem o controle do país.

"Com base na decisão geral de anistia, concedida pelo líder do Emirado Islâmico, Sua Eminência, o Comandante dos Fiéis, Sheik de Hadith Hibatullah Akhundzada- que Deus o proteja -, é decidido libertar presos políticos de todas as prisões do país", diz a publicação.

Na sequência, a informação é de que todos os governadores de estado devem iniciar o processo "a partir de amanhã". A decisão se estende para presos de todas as idade, sem quaisquer restrições ou condições. Os detidos deverão se entregues "às suas famílias".

Desde maio, os insurgentes assumiram o controle de diversas zonas rurais e postos de fronteiras cruciais. O ataque relâmpago se iniciou após o anúncio da retirada das forças internacionais do Afeganistão.

Do início da ofensiva pelo país, conquistando capitais provinciais, o Taleban libertou milhares de prisioneiros. O grupo também assumiu o controle de algumas prisões, inclusive nas proximidades da capital, Cabul.

No domingo, dia em que assumiram o controle da cidade, relatos dão conta de um motim na prisão de Pul-e-Charkhi. Segundo a rede de televisão americana CNN, essa era a maior prisão do Afeganistão quando a Base Aérea de Bagram fechou. Nela, havia um bloco de segurança máxima que abrigava supostos combatentes do ISIS, membros da Al Qaeda e figuras importantes do Taleban.