Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia apura se toxina causou morte de família e cão em trilha nos EUA

Família foi encontrada morta em trilha no Parque Nacional de Sierra, na Califórnia (EUA) - Reprodução/Instagram
Família foi encontrada morta em trilha no Parque Nacional de Sierra, na Califórnia (EUA) Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em Santos

24/08/2021 12h18

O gabinete do xerife do condado de Mariposa, na Califórnia (EUA), informou hoje que está confiante de que exames toxicológicos irão revelar a causa da morte da família encontrada na semana passada, em uma trilha na Floresta Nacional de Sierra.

A hipótese de homicídio, acreditam as autoridades, já está praticamente descartada. A necropsia do cão da família também deve dar novas pistas sobre a causa misteriosa das mortes. A suspeita é de que a família tenha se contaminado nas águas de um rio, tomado por algas que liberam toxinas.

O casal, John Gerrish, de 45 anos, e Ellen Chung, de 31, saiu para uma caminhada no domingo com a filha de 1 ano, Miju, e o cão de estimação, Oksi, perto de Hite's Cove, nas montanhas de Sierra Nevada.

Depois que Gerrish, um engenheiro de software, não apareceu para trabalhar na segunda-feira (16), um amigo da família relatou o desaparecimento deles.

Seus corpos foram encontrados na terça-feira (17) na trilha do parque e, embora o homicídio tenha sido inicialmente considerado uma possibilidade, a causa das mortes ainda permanecem um mistério.

Toxinas de algas em rio

As autoridades informaram que as autópsias realizadas na quinta-feira não deram aos investigadores muitas pistas sobre as mortes, mas exames toxicológicos realizados nos corpos da família e seu cão podem finalmente revelar o que os matou.

O Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia alertou no mês passado que "testes de água ao longo do rio Merced, perto de Hites Cove revelaram uma alta concentração de proliferação de algas".

Autoridades aguardam resultado de autópsia no corpo de Oksi, cão da família - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Autoridades também aguardam resultado da necropsia realizada no cão da família, Oksi
Imagem: Reprodução/Facebook

"Algumas espécies podem produzir toxinas que representam um risco para humanos e animais de estimação", declarou o departamento, em 13 de julho, alertando as pessoas para não nadar ou permitir que seus animais nadassem na água.

No sábado, a porta-voz do gabinete do xerife de Mariposa, Kristie Mitchell, informou à Fox News que os investigadores estão esperando relatórios de toxicologia de fontes de água próximas, bem como da água que a família carregava. "Esperamos que na próxima semana, ou no máximo em duas semanas, tenhamos uma ideia melhor do que realmente ocorreu".

A área ao redor de Hite's Cove também foi o lar de operações de mineração de ouro em meados do século 19, que poderiam produzir gases tóxicos. Mas o xerife Jeremy Briese, do condado de Mariposa, disse ao Fresno Bee, na quinta-feira, que ele não acredita que as mortes estejam conectadas a rejeitos de mineração.