Topo

Esse conteúdo é antigo

Afegãos atravessam vala com água suja para chegar ao aeroporto de Cabul

Do UOL, em São Paulo

25/08/2021 21h20Atualizada em 26/08/2021 17h08

Vídeos publicados em redes sociais mostram o trajeto que afegãos precisam fazer para chegar ao aeroporto de Cabul, única rota de saída do Afeganistão desde que o país passou a ser controlado pelo Talibã, em 15 de agosto.

Nas imagens, uma multidão atravessa uma vala com água suja embaixo do sol —os termômetros na capital Cabul ultrapassaram a marca de 30ºC todos os dias desta semana, segundo serviços de meteorologia.

Nos vídeos, é possível ver homens, mulheres e crianças com água na altura do joelho. Desde que o Talibã assumiu o poder, um caos generalizado pontuado por episódios de violência se instalou no aeroporto de Cabul.

Até agora, cerca de 70 mil pessoas, estrangeiros e afegãos, foram retiradas do Afeganistão, a maioria delas em voos militares dos EUA, segundo dados da Casa Branca. Porém, uma multidão ainda está reunida do lado de fora das instalações, esperando a oportunidade de ir embora.

O Afeganistão caiu nas mãos dos talibãs após uma ofensiva meteórica, antes mesmo do fim do prazo estabelecido pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para a retirada dos últimos soldados americanos em 31 de agosto.

Agora, os Estados Unidos tentam retirar seus cidadãos e os afegãos que trabalharam para as Forças Armadas americanas. Biden já advertiu os talibãs para não interromperem nem ameaçarem a evacuação dos milhares de diplomatas americanos e tradutores afegãos. A resposta a qualquer ataque seria "rápida e contundente", disse ele.

Muitos afegãos temem que os talibãs imponham a mesma versão ultrarrigorosa da lei islâmica adotada quando governaram o país entre 1996 e 2001.