Topo

Esse conteúdo é antigo

Qatar oferece vacinas contra covid-19 para pessoas que deixaram Afeganistão

Afegãos chegam ao aeroporto de Cabul para tentar deixar o país; Qatar oferece vacinas contra covid-19 a evacuados - Stringer/Reuters
Afegãos chegam ao aeroporto de Cabul para tentar deixar o país; Qatar oferece vacinas contra covid-19 a evacuados Imagem: Stringer/Reuters

Do UOL, em São Paulo*

26/08/2021 08h27

O Qatar está oferecendo vacinas contra covid-19 para pessoas que estão sendo evacuadas do Afeganistão e passam pelo país, disse o Ministério das Relações Exteriores hoje.

O Qatar, que abriga a maior base militar dos Estados Unidos na região, já ajudou a evacuar mais de 40 mil pessoas para Doha e continuará a facilitar os esforços internacionais nos próximos dias, disse o ministério em um comunicado.

Aqueles que não transitarem imediatamente para outros países estão recebendo um teste PCR e vacina covid-19, se solicitado, disse o comunicado, acrescentando que Doha está temporariamente hospedando "um grande número de evacuados, a maioria deles estudantes, famílias e jornalistas".

A pressão para concluir a retirada de milhares de estrangeiros e afegãos que ajudaram os países ocidentais durante a guerra de 20 anos contra o Talibã se intensificou, com todas as tropas americanas e aliadas deixando o aeroporto na próxima semana.

O Qatar também concordou com os Estados Unidos em hospedar temporariamente 8 mil cidadãos afegãos, enquanto os Emirados Árabes Unidos e o Kuwait disseram que receberiam 5 mil.

*Com informações da Agência Reuters.