Topo

Esse conteúdo é antigo

Ex-militar britânico é barrado no aeroporto de Cabul com 200 cães e gatos

Paul "Pen" Farthing foi barrado com os animais na entrada do aeroporto de Cabul - Reprodução: Twitter
Paul 'Pen' Farthing foi barrado com os animais na entrada do aeroporto de Cabul Imagem: Reprodução: Twitter

Colaboração para o UOL

27/08/2021 22h59

Fundador da ONG Nowzad, instituição que atua no acolhimento e resgate de animais, o ex-militar britânico Paul 'Pen' Farthing, foi barrado pelos Talibãs na entrada do aeroporto de Cabul, no Afeganistão, acompanhado com 140 cães e 60 gatos, enquanto tentava deixar o país. O motivo deve-se a uma mudança na documentação exigida pelos Estados Unidos, responsáveis pelo controle do Aeroporto Internacional Hamid Karzai.

Farthing, ex-membro da Marinha Real Britânica, que já atuou no Afeganistão em meados dos anos 2000, pretendia fazer a retirada dos animais em um voo fretado, mas não conseguiu, mesmo com ele tendo apresentado seu passaporte britânico. O ativista tenta retirar os pets do país desde a tomada do poder em Cabul pelo grupo extremista, ocorrida em 15 de agosto.

Nas redes sociais, o britânico criticou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pelas mudanças realizadas nos documentos necessários para a realização de embarque. Segundo contou, ele passou "pelo inferno" para conseguir chegar até o aeroporto, mas não conseguiu fazer o resgate dos bichos.

"Toda a equipe e os cães/gatos estavam em segurança 300 metros dentro do perímetro do aeroporto. Fomos rejeitados porque Joe Biden mudou as regras de papelada apenas 2 horas antes. Passamos pelo inferno para chegar lá e fomos levados para o caos daquelas explosões devastadoras", escreveu no Twitter.

Enquanto tentavam chegar ao aeroporto de Cabul, o ativista e sua equipe enfrentaram alguns momentos de turbulência devido as explosões provocadas pelo atentado terrorista impetrado pelo Estado Islâmico, que deixou pelo menos 170 mortos e mais de 200 feridos - 13 soldados norte-americanos foram mortos, e Biden prometeu que irá atrás dos responsáveis pelo atentado.

À BBC, Pen Farthing relatou que quando as explosões começaram e o caos se instalou, membros do grupo extremista Talibã começaram a "atirar para o alto" e "um deles descarregou" todas as balas de uma arma "bem ao lado da janela do nosso ônibus, onde tínhamos mulheres e crianças".

Ainda segundo a BBC, o ativista, membros da ONG e os animais iriam deixar Cabul em um avião fretado com financiamento particular. Agora, um outro voo, que deve sair de um país vizinho ao Afeganistão para resgatá-los, só irá acontecer após Farthing conseguir permissão para entrar no aeroporto.

Com a repercussão internacional do caso, o ministro da Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, disse que irá auxiliar no resgate dos trabalhadores da Nowzad e dos animais, mas que a "prioridade" no momento "são as pessoas e não os animais de estimação".

O ex-militar, porém, rebateu dizendo que os bichos podem ser transportados no compartimento de cargos. "Colocamos os gatos lá, e 250 pessoas na cabine", afirmou.