Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA admitem a possibilidade de baixas civis em ataque no Afeganistão

29.ago.2021 - Carro ficou destruído após ataque com drone dos EUA próximo ao aeroporto de Cabul, no Afeganistão  - Reuters
29.ago.2021 - Carro ficou destruído após ataque com drone dos EUA próximo ao aeroporto de Cabul, no Afeganistão Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

29/08/2021 21h53

O governo dos Estados Unidos admitiu que pode haver vítimas civis atingidas por explosões depois do ataque aéreo realizado por drones das Forças Armadas Americanas que aconteceu hoje (29), na cidade de Cabul, no Afeganistão.

O Comando Central dos EUA emitiu um comunicado informando que o objetivo de eliminar a ameaça do ISIS-K no aeroporto internacional de Cabul foi alçando com sucesso.

O mesmo informativo menciona a possibilidade de que civis tenham ficado feridos ou foram mortos em decorrência de explosões secundárias, que ocorreram por causa do ataque.

"Estamos avaliando as possibilidades de vítimas civis, embora não tenhamos indicações no momento. Permanecemos vigilantes para potenciais ameaças futuras", informa a nota assinada pelo porta-voz do Comando Central dos EUA, capitão Bill Urban.

Família atingida

Nove pessoas de uma mesma família morreram no ataque aéreo feito por um drone das Forças Armadas dos Estados Unidos contra um carro-bomba operado pelo Estado Islâmico em Cabul, capital do Afeganistão.

Entre os mortos estão seis crianças, sendo a mais nova delas uma menina de dois anos.

As informações foram divulgadas pela TV norte-americana CNN e foram confirmadas pelo irmão de uma das vítimas. Durante a entrevista, o homem que não teve o nome revelado chorou ao dizer que a família era "comum" e não tinha envolvimento com a crise que aflige o Afeganistão.

"Não somos do Estado Islâmico ou Daesh [grupos extremistas] e esta era uma casa de família, onde meus irmãos viviam com suas famílias", disse ele.

Um homem chamado Ahad, que se diz vizinho da família, falou à CNN norte-americana que os moradores da região tentaram socorrer as vítimas.

"Trouxemos água para apagar o fogo e vimos que havia cinco ou seis mortos. O pai da família, outro rapaz e duas crianças. Eles estavam mortos, aos pedaços. Havia feridos também", explicou Ahad à CNN.

Após o atentado ao carro-bomba, um jornalista local visitou a cena e disse à CNN que o automóvel estava em mau estado e que apenas um esqueleto do carro foi deixado após o ataque dos EUA.

A emissora de TV também não revelou o nome do jornalista por motivos de segurança. Para a TV, ele afirmou ter ouvido de familiares das vítimas que havia dois carros estacionados na residência.

O jornalista disse ainda que foi informado de que em um dos carros estava um dos pais e seus três filhos. A família se preparava para ir a um evento familiar.

Ataque dos EUA em Cabul

O Departamento de Defesa responsável por operações no Grande Oriente Médio e em parte da Ásia afirmou que o carro-bomba alvo da operação seria usado em um atentado na área do aeroporto de Cabul. A capital do Afeganistão já foi atingida por explosões reivindicadas pelo grupo terrorista na última quinta-feira (26).