Topo

Esse conteúdo é antigo

Chihuahua ajuda tutora a descobrir tumor maligno de 12 cm de modo inusitado

Descoberta da doença fez mulher procurar ajuda rapidamente após "ajuda" de chihuahua - Reprodução/Facebook
Descoberta da doença fez mulher procurar ajuda rapidamente após "ajuda" de chihuahua Imagem: Reprodução/Facebook

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/09/2021 09h16

Uma chihuahua ajudou sua tutora a descobrir um tumor maligno de 12 centímetros no ovário. "Sem ela eu não estaria aqui", disse Tess Robison, de 41 anos, de South Tyneside, na Inglaterra. Ela está em fase final de tratamento do câncer.

A cabeleireira estava em casa brincando com a cadela Lola, de 4 anos, quando notou um comportamento estranho do animal de estimação. "Ela pulou no meu estômago e apareceu um grande caroço. No começo eu não percebi, mas Lola ficou parada ali durante semanas olhando para mim", disse a mulher, à agência de notícias North News.

Quando a britânica finalmente foi ao médico realizar exames de rotina, descobriu que havia um grande tumor em seu ovário, que lhe causava câncer em estágio avançado.

"Se eu tivesse esperado, seria tarde demais. Sinceramente, acredito que Lola salvou minha vida", disse ela.

Robison passou por seis sessões de quimioterapia, por uma histerectomia e agora aguarda os exames para saber se a doença foi controlada. Apesar do risco do câncer, ela diz que está mais confiante para o resultado, em 24 de setembro.

"Estou me sentindo bem comigo mesma, e muito melhor agora que o tratamento acabou. Isso me fez pensar que sua vida é para ser vivida, faça o que puder. O tempo é precioso, não o desperdice", aconselhou a britânica.