Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA descartaram 15 milhões de doses de vacinas contra covid-19 desde março

Quatro redes nacionais de farmácias relataram ter perdido mais de 1 milhão de doses cada - Dado Ruvic/Reuters
Quatro redes nacionais de farmácias relataram ter perdido mais de 1 milhão de doses cada Imagem: Dado Ruvic/Reuters

Colaboração para o UOL

01/09/2021 18h10

Um levantamento mostrou que os Estados Unidos jogaram fora pelo menos 15,1 milhões de doses de vacinas contra covid-19 desde 1º de março deste ano. A informação sobre os imunizantes descartados por farmácias e governos estaduais foi obtida e divulgada pela rede de TV norte-americana NBC News.

Os dados foram divulgados ontem pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos EUA, em resposta a uma solicitação de registros públicos. O relatório, porém, não inclui o motivo pelo qual os imunizantes foram descartados.

Entre as causas para o desperdício podem estar incluídos: frasco quebrado ou um erro de diluição da vacina, problemas de temperatura do armazenamento, maior ou menor número de doses por frasco, entre outros.

Segundo as informações, quatro redes nacionais de farmácias relataram ter perdido mais de 1 milhão de doses cada. A Walgreens foi a que declarou o maior desperdício, com quase 2,6 milhões de imunizantes perdidos. Já na rede CVS, o número não ficou muito distante, chegando a 2,3 milhões de doses descartadas. O Walmart relatou 1,6 milhão e a Rite Aid 1,1 milhão jogadas fora.

Apesar de serem dados informados ao CDC pelas próprias farmácias, estados e outros fornecedores de vacinas, eles podem representar um número menor que o real. Isso porque, segundo explica a NBC, faltam informações de alguns estabelecimentos estaduais e federais.

Segundo a rede de TV, a falha nas notificações pode ser observada, por exemplo, no caso de Michigan. Enquanto o CDC lista apenas 12 doses perdidas desde março, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos do estado informou ter jogado fora 257.673 doses desde dezembro.

Em resposta aos questionamentos da NBC, a porta-voz do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, Kristen Nordlund, disse que a parcela de vacinas desperdiçada "permanece extremamente baixa". Segundo ela, isso demonstra uma forte parceria entre os diversos níveis de governo e fornecedores de vacinas para vacinar o maior número possível de pessoas, assim como reduzir o desperdício.

"À medida que o acesso à vacina de covid-19 aumentou, é importante para os provedores não perderem nenhuma oportunidade de vacinar todas as pessoas elegíveis que se apresentam nas clínicas de vacinas, mesmo que isso possa aumentar a probabilidade de deixar doses não utilizadas em um frasco", disse.

Procuradas pela rede de televisão, as redes Walgreens, Walmart e Rite Aid não responderam aos pedidos de comentários. Já um porta-voz da CVS disse que, embora se arrependam de "ter que descartar qualquer vacina", estão "extremamente orgulhosos" de seus funcionários, que "ajudaram a administrar mais de 30 milhões de doses".

Até ontem, o número de doses distribuídas no país chegou a 438 milhões. Os EUA também enviaram 111,7 milhões a outros países, até 3 de agosto.