Topo

Esse conteúdo é antigo

Igreja colapsa com lava do vulcão Cumbre Vieja nas Ilhas Canárias; veja

Do UOL, em São Paulo

27/09/2021 09h26Atualizada em 27/09/2021 12h53

A torre de uma igreja em La Palma, nas Ilhas Canárias, colapsou ontem com a chegada da lava do vulcão Cumbre Vieja. O edifício é localizado no bairro de Todoque, onde moravam cerca de 1.200 pessoas. O local foi um dos primeiros afetados pela erupção vulcânica, que já dura oito dias.

A RTVC, emissora local, informou que a lava correu por volta de 100 m/h. Essa seria a segunda vez que o fogo corrente atravessou o local desde que o vulcão entrou em erupção. Imagens do momento em que a igreja colapsou estão circulando as redes sociais.

Antes da lava chegar, o padre da instituição retirou todas as imagens do local, segundo informou o Correo. A região que a lava atingiu possui um núcleo de atividades da cidade e, por isso, conta com outras propriedades importantes, como a associação de vizinhos e um consultório médico.

Especialistas dizem que o Cumbre Vieja entrou em uma nova fase explosiva.

"Medidas de acompanhamento do vulcão realizadas desde o começo da erupção registraram a atividade de maior energia até agora durante a tarde de sexta-feira", disseram serviços de emergência em um comunicado na noite de sexta (24).