Topo

Esse conteúdo é antigo

Explosão em prédio residencial na Suécia deixa 16 feridos

28.set.2021 - Uma equipe de serviços de emergência trabalha para evacuar o prédio e apagar o fogo depois que uma explosão atingiu um prédio residencial no centro de Gotemburgo, na Suécia - Larsson Rosvall/TT News Agency/REUTERS
28.set.2021 - Uma equipe de serviços de emergência trabalha para evacuar o prédio e apagar o fogo depois que uma explosão atingiu um prédio residencial no centro de Gotemburgo, na Suécia Imagem: Larsson Rosvall/TT News Agency/REUTERS

Do UOL, em São Paulo*

28/09/2021 08h00Atualizada em 28/09/2021 08h08

Uma explosão em um prédio na cidade sueca de Gotemburgo, na manhã de hoje, deixou pelo menos 16 feridos, sendo quatro que quatro vítimas foram socorridas em estado grave. A causa da explosão ainda não foi confirmada. A polícia está investigando se um dispositivo explosivo foi colocado no local.

No meio da manhã, uma espessa fumaça branca emanava da propriedade, de acordo com imagens divulgadas pela mídia local. Ambulâncias, caminhões de bombeiros e equipes de resgate ocuparam a área. Três mulheres e um homem foram tratados por ferimentos graves, disse um porta-voz do Hospital Universitário Sahlgrenska.

O chefe das operações de resgate, John Pile, sublinhou que "uma explosão em uma zona residencial, ou uma explosão em geral, normalmente não é de origem natural" e, menos ainda, considerando-se que o edifício não está conectado ao gás natural.

"O local foi isolado e as operações de resgate estão em andamento", disse porta-voz da polícia regional, Hans-Jörgen Östler, acrescentando que uma investigação será aberta "assim que a área estiver protegida".

De acordo com fontes policiais citadas pelo jornal local GP, um artefato explosivo pode ter sido colocado na frente de uma das portas de entrada.

Fumaça sai de janelas de um prédio onde uma explosão deixou dezenas de feridos em Gotemburgo, na Suécia - Larsson Rosvall /TT News Agency/REUTERS - Larsson Rosvall /TT News Agency/REUTERS
Fumaça sai de janelas de um prédio onde uma explosão deixou dezenas de feridos em Gotemburgo, na Suécia
Imagem: Larsson Rosvall /TT News Agency/REUTERS

"Eu fui para a varanda e fiquei chocada. Havia fumaça em todos os lugares, em todas as escadas e caminhões de bombeiros com escadas retiravam as pessoas dos apartamentos", disse a moradora Anja Almen à Reuters.

Gotemburgo é a segunda maior cidade da Suécia, país que vem lutando contra o aumento de criminalidade nos últimos anos.

Um relatório deste ano mostrou que nas últimas duas décadas a Suécia passou de uma das taxas mais baixas de violência armada da Europa para uma das mais altas.

*Com informações da AFP e Reuters