Topo

Esse conteúdo é antigo

42 homens são presos na França por estupro de mulher drogada pelo marido

caso veio à tona depois que o marido da vítima foi preso em 12 de setembro de 2020 - REUTERS/Christian Hartmann
caso veio à tona depois que o marido da vítima foi preso em 12 de setembro de 2020 Imagem: REUTERS/Christian Hartmann

Do UOL, em São Paulo*

29/09/2021 13h52Atualizada em 29/09/2021 13h53

Um homem de 68 anos foi preso na França por drogar sua esposa ao longo de dez anos para que dezenas de estranhos a estuprassem, em crimes que ele gravou e que levaram à prisão de quase 50 homens, segundo anunciou hoje a polícia francesa.

Nove pessoas estão em prisão provisória e outras 33, incluindo o marido, em prisão preventiva, após serem indiciadas. O total de presos no caso chega a 42.

"É incomum ter tantas provas em um caso de estupros. Tudo está detalhado, mesmo que a vítima, inconsciente durante os estupros, não se lembre de nada", disse à AFP o comissário Jérémie Bosse Platière, da Polícia Judiciária.

Ao todo, 45 suspeitos foram identificados na investigação iniciada há quase um ano em Avignon, no sul do país, depois que o marido da vítima foi preso, em setembro do ano passado, quando filmava sob a saia de mulheres em uma loja.

Divulgados pelo jornal "La Provence", os fatos investigados aconteceram por dez anos, de 2010 a 2020. Os estupradores têm entre 24 e 71 anos, e seu perfil profissional é diverso: trabalhador temporário, bombeiro, enfermeiro, jornalista, entre outros. O estado civil também é amplo, envolvendo solteiros, casados, divorciados, pais, ou casais.

A vítima, mãe de três filhos, descobriu os fatos durante a investigação e, "surpresa", decidiu deixar o sul da França e ir morar na região parisiense.

As denúncias apresentadas pela Promotoria vão de estupro e cumplicidade em estupro agravado pela administração de uma substância para alterar o discernimento da vítima, até invasão de privacidade por meio da gravação e divulgação de imagens sexuais.

"O marido usava ansiolíticos fortes para drogar sua esposa, que era colocada nua em uma cama, enquanto o quarto era aquecido para evitar que ela acordasse", detalhou Bosse Platière.

Ao examinar o conteúdo de seu computador, os investigadores descobriram vídeos de sua esposa inconsciente enquanto ela era estuprada por vários homens.

Na internet, também encontraram mensagens do marido postadas em fóruns de encontros, onde ele propunha a várias pessoas que se aproveitassem de sua esposa.

"Nenhum dos autores poderia ignorar o que estava acontecendo", insistiu o comissário. Ainda assim, muitos admitiram os fatos somente quando confrontados com as imagens.

*Com informações da AFP