Topo

Esse conteúdo é antigo

Incêndio em UTI para pacientes com covid-19 deixa 9 mortos na Romênia

Bombeiros retiram pacientes da ala do hospital em Constanta, na Romênia, que pegou fogo. A ala atingida foi a UTI para pacientes com covid-19 - Inquam Photos/Costin Dinca/REUTERS
Bombeiros retiram pacientes da ala do hospital em Constanta, na Romênia, que pegou fogo. A ala atingida foi a UTI para pacientes com covid-19 Imagem: Inquam Photos/Costin Dinca/REUTERS

Do UOL, em São Paulo*

01/10/2021 07h22Atualizada em 01/10/2021 11h37

Pelo menos nove pessoas morreram após um incêndio atingir a unidade de terapia intensiva de um hospital que trata pacientes com covid-19 em Constanta, no leste da Romênia.

O ministro interino da Saúde, Cseke Attila, disse que 113 pacientes estavam no hospital no momento do incêndio, incluindo 10 na unidade de terapia intensiva. Ainda não há informações sobre o número de feridos ou danos à estrutura do hospital.

Imagens de vídeo mostraram pacientes pulando de janelas dos andares mais baixos do hospital e bombeiros carregando pessoas para fora.

Os bombeiros conseguiram conter o incêndio contando com o trabalho de equipes adicionais de condados próximos. As equipes de emergências instalaram uma unidade móvel de triagem perto do hospital e 50 pacientes já foram evacuados e transferidos para outros hospitais.

Paciente é retirada de hospital em Constanta, na Romênia - Inquam Photos/Costin Dinca/REUTERS - Inquam Photos/Costin Dinca/REUTERS
Paciente é retirada de hospital em Constanta, na Romênia, após um incêndio atingir o local onde estava pacientes com covid-19
Imagem: Inquam Photos/Costin Dinca/REUTERS

Até o momento, não se sabe as causas do incêndio, mas as autoridades anunciaram que uma investigação foi aberta. Familiares das vítimas se reuniram em frente ao hospital e acusaram as autoridades de "incompetência".

"A história se repete, não fazem nada para melhorar as condições nos hospitais", estimou uma mulher, cuja mãe morreu no incêndio, segundo imagens transmitidas ao vivo pela televisão local.

A diretora do hospital, Stela Halichidis, afirmou que vários problemas que foram constatados em janeiro durante vários controles promovidos nas instalações dos sistemas elétricos e de aquecimento, foram resolvidos.

Este é o terceiro incêndio com vítimas fatais em menos de um ano no país. Em fevereiro, um incêndio matou quatro pacientes em um hospital para tratar pacientes com covid-19 na capital Bucareste. Em novembro de 2020, 10 pessoas morreram em uma unidade de terapia intensiva do hospital do condado de Piatra Neamt.

Ontem, número de novas infecções por covid-19 na Romênia bateu um novo recorde, chegando a 12.032, e as unidades de terapia intensiva em todo o país estavam ficando sem espaço.

A Romênia tem a segunda menor taxa de vacinação dos 27 países da União Europeia. Havia mais de 12.100 pacientes com covid-19, incluindo 315 crianças, sendo tratados em hospitais romenos na quinta-feira, incluindo 1.364 em unidades de terapia intensiva.

*Com informações da Reuters e AFP