Topo

Esse conteúdo é antigo

Gorila que virou estrela das redes sociais morre em parque no Congo

Ndakazi (à dir.) e a irmã Ndeze ficaram famosas após selfie com cuidadores em Parque Nacional de Virunga - Reprodução/Instagram
Ndakazi (à dir.) e a irmã Ndeze ficaram famosas após selfie com cuidadores em Parque Nacional de Virunga Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo*

05/10/2021 21h42Atualizada em 06/10/2021 08h42

O Parque Nacional de Virunga (PNVi) anunciou, na manhã de hoje, a morte da gorila Ndakasi, que ficou famosa pelo mundo em 2019, após a publicação de selfies tiradas por um de seus cuidadores, mostrando uma dupla de primatas fêmeas em pé ao seu lado.

Em nota postada nas redes sociais, o parque da República Democrática do Congo detalhou que ela morreu em 26 de setembro após uma "longa doença" que fez seu estado de saúde "se deteriorar rapidamente". Ela estava há pelo menos 10 anos sob os cuidados da instituição.

"Com grande pesar, Virunga anuncia a morte da gorila órfã Ndakasi, que residia no centro de Senkwekwe havia mais de uma década", disse o comunicado do PNVi, acompanhado de uma foto da "estrela" junto ao cuidador André Bauma.

"A vida de Ndakasi está bem documentada e sua personalidade calorosa já apareceu em muitos programas e filmes (...). Ela também alcançou a fama na internet em 2019, quando uma selfie viralizou no Dia da Terra", lembrou o parque.

Gorila da montanha, ela nasceu em abril de 2007 e ficou órfã dois meses mais tarde, quando milicianos mataram sua mãe. Seu estado vulnerável a impediu de retornar à vida selvagem, então, viveu em uma instalação do PNVi, onde ela e outro gorila, Ndeze, foram cuidados por 11 anos.

Localizado na fronteira com Ruanda e Uganda, o Parque de Virunga cobre 7.800 km2 da província de Kivu do Norte, no leste do país.

*Com informações de AFP