Esse conteúdo é antigo

Pesquisadores descobrem 'primo' do T-Rex do tamanho de uma galinha

Dinossauro 'Dragão Chefe' seria primo do T-Rex e era do tamanho de uma galinha Imagem: Divulgação: James Robbins / PA Wire

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/10/2021 11h54Atualizada em 06/10/2021 11h57

Uma nova espécie de dinossauro carnívoro, que seria a mais antiga já encontrada no Reino Unido, foi catalogada por pesquisadores do Museu de História Natural de Londres. Segundo eles, o pequeno Pendraig, que significa "Dragão Chefe" em Galês Médio, é um primo distante do Tiranossauro Rex, com o tamanho de uma galinha.

Os pesquisadores relatam que a espécie viveu há cerca de 200 milhões de anos. Em entrevista à BBC News, eles explicaram que o fóssil foi descoberto em uma pedreira no País de Gales em 1952, mas na época os cientistas acreditavam que o animal fazia parte de um grupo diferente de dinossauros.

"Era um terópode típico, um dinossauro carnívoro que andava sobre duas pernas, como o T-rex ou o Velociraptor, que você conhece dos filmes, mas ele viveu muito antes deles", explicou o pesquisador Stephan Spiekman, do Museu de História Natural.

Vértebra, fêmur e ossos da pelve do dinossauro estão expostos em Londres Imagem: Divulgação: James Robbins / PA Wire

A descoberta, segundo os cientistas, é um marco importante na compreensão da evolução dos dinossauros da Europa. Acredita-se que as espécies que viveram em ilhas são menores devido aos recursos reduzidos, que é um processo conhecido como nanismo de ilha, o que justificaria o pequeno tamanho do "Dragão Chefe".

"O que é tão interessante e importante aqui é que estamos começando a ver os primeiros estágios da evolução dos dinossauros. Esses animais eventualmente chegaram a dominar a Terra, mas no final do Triássico eles eram apenas um dos vários grupos de répteis que estavam vivendo na terra", acrescentou Spiekman.

Comunicar erro