Topo

Esse conteúdo é antigo

Criança é largada após descer muro na fronteira entre México e EUA de rapel

Menina foi deixada sozinha após descer muro de 9 metros, em região conhecida por mortes de imigrantes - Reprodução/Twitter/CBS News
Menina foi deixada sozinha após descer muro de 9 metros, em região conhecida por mortes de imigrantes Imagem: Reprodução/Twitter/CBS News

Do UOL, em São Paulo

13/10/2021 22h47Atualizada em 14/10/2021 18h49

Imagens de câmeras de segurança na fronteira capturaram o momento em que uma menina de 7 anos fez rapel para descer o muro de 9,1 metros que separa o México da Califórnia, nos Estados Unidos, com a ajuda de um traficante de pessoas.

No vídeo, compartilhado pela CBS News, a criança e o adulto aparecem descendo de corda até chegar ao território estadunidense. Logo em seguida, o homem volta para o país vizinho, abandonando a garota sozinha.

"Uma garota de 7 anos foi deixada sozinha por seu coiote depois de uma descida perigosa pelo muro da fronteira. Ela viajou de El Salvador ao México, sozinha, antes de ser levada a uma casa, onde ficou por vários dias acompanhada de outras crianças", informou o agente da Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos, Gregory K. Bovino, no Twitter.

Bovino ainda afirmou que a área em que a menina foi deixada é "remota", sem acesso fácil a comida ou bebida e a apenas 15 metros do Canal All-American, conhecido por afogamentos frequentes, muitos deles de imigrantes.

Em nota, a Alfândega e Proteção de Fronteiras afirmou que o incidente foi registrado por volta das 9h25 da manhã de ontem, no horário local (13h25 em Brasília), e que os agentes que acompanhavam a cena pelas câmeras decidiram abordar a menina só depois que ela já estivesse em solo estadunidense, já que o coiote poderia se assustar e soltá-la do alto do muro.

Ela foi transportada a um Centro de Imigração onde passou por avaliação médica e teve seus dados registrados, afirmou o órgão.

"Ninguém, muito menos uma criança de qualquer idade ou raça, deveria ser exposto à infinidade de problemas vistos ao cruzar ilegalmente para este país", declarou o agente Bovino, em nota à imprensa reproduzida pelo site norte-americano NewsWeek. "Os traficantes vão sempre enxergar crianças como um produto para ganhar lucro, independentemente da segurança e bem-estar de qualquer indivíduo que não sejam eles mesmos", completou.

Procurado pelo site, o órgão federal não forneceu mais informações. O comunicado não mencionou se haverá extradição ou permissão de permanência da menina nos Estados Unidos.