Topo

Esse conteúdo é antigo

Drone grava momento em que tubarão se aproxima de surfista

Tubarão é avistado a poucos metros de surfistas - Scott Fairchild
Tubarão é avistado a poucos metros de surfistas Imagem: Scott Fairchild

Do UOL, em São Paulo

23/10/2021 09h08Atualizada em 23/10/2021 13h40

Drones registraram o momento em que um grande tubarão-branco se aproxima de surfistas e nadadores na costa de Del Mar, na Califórnia. O vídeo foi divulgado nas redes sociais pelo fotógrafo Scott Fairchild.

Nas imagens, é possível ver o tubarão se aproximar de um surfista e de um menino, que aparentam tranquilidade. O animal é maior do que as pranchas. Em entrevista à Fox News, Fairchild descreveu o encontro como "incrível".

Fairchild relata o encontro: "Eu não tinha visto o garoto ainda. Muito calmamente, o pai o chama e diz: 'Ei, olha isso'. Ele começa a remar para mais perto e aponta, o garoto não reage. Tipo, 'Que legal'".

Apesar de não conhecê-los, Fairchild diz que parecia um "grande momento de pai e filho para eles".

O fotógrafo diz que houve um número crescente de avistamentos de tubarões na área. Em setembro, ele diz ter filmado outros dois tubarões na costa.

À Fox News, ele diz que um dos encontros mais impressionantes foi quando avistou 13 tubarões-brancos de uma vez.

Tenho mergulhado com tubarões a vida toda. Assustador, certo? Você precisa respeitar qualquer animal, mas eles não são um problema. Não estamos no menu deles.
Fotógrafo Scott Fairchild em entrevista à Fox News

Ele diz esperar que as gravações ajudem o público a entender a importância dos tubarões. "Os vídeos podem ser assustadores se você ver um, mas é onde eles vivem", disse Fairchild. "Eles não estão procurando por nós. Eles nadam bem perto de você. Erros acontecem, mas geralmente não são um problema".