Topo

Esse conteúdo é antigo

Corpo de vítima de covid é dissecado em evento 'de curiosidades' nos EUA

David Saunders, de 98 anos, morreu de covid-19 e teve o corpo necropsiado diante de uma plateia sem o conhecimento de sua família, nos EUA - Reprodução/The National WWII Museum
David Saunders, de 98 anos, morreu de covid-19 e teve o corpo necropsiado diante de uma plateia sem o conhecimento de sua família, nos EUA Imagem: Reprodução/The National WWII Museum

Do UOL, em São Paulo

04/11/2021 07h28Atualizada em 04/11/2021 13h46

O corpo de um homem de 98 anos que morreu de covid-19 foi necropsiado e dissecado em um evento com plateia em Portland, no estado de Oregon, nos Estados Unidos, com ingressos no valor de até US$ 500 (R$ 2,8 mil). A família alega que doou o corpo do idosos para estudos e não autorizou o uso no evento.

Segundo o jornal New York Post, o caso aconteceu no último dia 17. Com a repercussão, o caso chegou ao conhecimento da família de David Saunders. Devido às críticas, a segunda apresentação do evento Expo Oddities and Curiosities (exposição de bizarrices e curiosidades), que aconteceria no Halloween, em Las Vegas, foi cancelada.

O organizador do evento, Jeremy Ciliberto, negou as acusações e disse que a família autorizou o uso do corpo. "Este não é um espetáculo à parte. Isso é muito profissional", declarou ele em um comunicado.

Mike Clark, agente funerário que preparou o corpo de Saunders e o entregou ao Med Ed Labs, disse que ficou "realmente triste por este cavalheiro não ter recebido a dignidade e o respeito que ele merecia".

O Med Ed Labs foi responsável por entregar o corpo para estudos de medicina e, depois, os restos mortais seriam cremados e devolvidos à família.

"Toda a nossa equipe ficou horrorizada com o fato de que foi isso o que aconteceu com o corpo quando a família pensou que ele seria usado para pesquisas de estudantes de medicina", completou Clark em entrevista ao site King 5.

O caso será investigado pela polícia de Oregon.