Topo

Esse conteúdo é antigo

Gata arranha rosto de dono até ele acordar e o salva de incêndio

Matthew Slater, ex-soldado que agora trabalha como construtor, morava com sua gata Weller; fogo teria começado na cozinha - Reprodução/ York Press/ GoFundMe
Matthew Slater, ex-soldado que agora trabalha como construtor, morava com sua gata Weller; fogo teria começado na cozinha Imagem: Reprodução/ York Press/ GoFundMe

Do UOL, em São Paulo

04/11/2021 20h19Atualizada em 04/11/2021 20h19

O ex-soldado britânico Matthew Slater, de 49 anos, foi salvo após sua gata de estimação, chamada Weller, pular na cama e arranhar seu rosto para acordá-lo durante um incêndio na casa em que viviam, na cidade de York, na Inglaterra. Ele agora a considera uma heroína.

"Lembro de tentar empurrá-la porque pensei: 'Por que ela está fazendo isso?'", recordou Slater em entrevista ao jornal britânico Metro ontem. "Então, eu abri meus olhos e vi toda fumaça e pensei, 'obviamente ela está tentando me levantar'. Acredito 100% que ela salvou minha vida, eu nunca teria acordado sem ela".

O incêndio começou na cozinha da residência, nas primeiras horas da última sexta-feira (29). Mesmo inalando muita fumaça e perdendo a consciência diversas vezes, Matthew ainda conseguiu ligar para a emergência enquanto tentava sair da casa por uma janela do primeiro andar.

A brigada de incêndio chegou a tempo, conseguiu derrubar a porta e retirou o ex-soldado, colocando equipamento de oxigênio nele. Por perder a consciência momentaneamente, devido à fumaça, ele não se lembra de ter falado aos brigadistas sobre sua gata Weller.

"Eu não lembro de ter feito isso, mas aparentemente tentei voltar. Porém, eles obviamente me impediram. Então fui colocado na ambulância e só estava preocupado com ela", conta Matthew. Ele ficou no hospital por cinco horas tratando a inalação de fumaça, quando recebeu a notícia dos policiais de que sua gata nunca saiu da casa e morreu.

foto 1 - Reprodução/ GoFundMe - Reprodução/ GoFundMe
Fogo tomou conta de toda casa do ex-soldado Matthew Slater
Imagem: Reprodução/ GoFundMe

Desolado, o homem voltou para a moradia e encontrou tudo destruído pelo fogo. Trabalhando como construtor, o seguro da residência havia acabado há duas semanas e ele pensou em renovar, mas não fez isso a tempo.

Libby Bushby, amiga do ex-soldado, criou uma vaquinha no site GoFundMe para ajudá-lo, disponibilizando fotos que mostram os cômodos destruídos. O objetivo agora é conseguir 25 mil libras esterlinas, cerca de R$ 189 mil, para comprar novos móveis e reconstruir a propriedade. Até agora, foram arrecadados R$ 58 mil.