Topo

Esse conteúdo é antigo

Após 54 horas, homem é resgatado em caverna no Reino Unido

O homem foi resgatado após 54 horas em caverna no Reino Unido - Sky News/Equipe de resgate South & Mid Wales
O homem foi resgatado após 54 horas em caverna no Reino Unido Imagem: Sky News/Equipe de resgate South & Mid Wales

Colaboração para o UOL

09/11/2021 07h17Atualizada em 09/11/2021 07h24

O homem que caiu no subsolo de uma caverna no Reino Unido no sábado foi resgatado com vida e "em bom estado" na madrugada de hoje, informaram os socorristas que participaram da operação. Ao todo, 240 pessoas trabalharam no resgate que durou 54 horas. Segundo a imprensa, pode ser o resgate mais longo feito em uma caverna no país.

A vítima não teve o nome divulgado. Sabe-se que o homem tem 40 anos e é espeleólogo, profissional que estuda as cavernas. Ele sofreu uma queda que o deixou preso a 300 metros abaixo das montanhas de Brecon Beacons, no sábado (6).

O homem foi levado para um hospital em Swansea com ferimentos leve, segundo os socorristas: uma mandíbula quebrada e pequenas lesões na perna e na coluna vertebral.

"A vítima está se saindo muito bem se você considerar há quanto tempo ele está na caverna, há quanto tempo está na maca. Ele está indo muito bem", disse Gary Evans, oficial do serviço de emergências, ao Sky News. "Estamos muito contentes porque foi um resgate difícil e muito felizes porque a vítima se saiu muito bem, considerando o que aconteceu", completou ele.

Homem sofreu uma queda que o deixou preso a 300 metros abaixo das montanhas de Brecon Beacons, no País de Gales - Sky News/Equipe de resgate South & Mid Wales - Sky News/Equipe de resgate South & Mid Wales
Homem sofreu uma queda que o deixou preso a 300 metros abaixo das montanhas de Brecon Beacons, no País de Gales
Imagem: Sky News/Equipe de resgate South & Mid Wales

Um companheiro conseguiu notificar a polícia, que chamou socorristas especializados no mesmo dia. Segundo o Daily Mail, o sistema de cavernas tem quase 60 quilômetros de comprimento, o que o torna o terceiro mais longo da Grã-Bretanha.

Durante o resgate, o homem recebeu tratamento médico no subsolo e outros espeleólogos estiveram nas proximidades para auxiliar no plano de resgate.

De acordo com a Natural Resources Wales, há riachos subterrâneos e cachoeiras nestas cavernas, que foram descobertas em 1946. Para acessá-la, é preciso ter uma licença do clube de espeleologia.