Topo

Esse conteúdo é antigo

Premiê de Israel entra em bunker em simulação de cepa letal do coronavírus

13.jun.2021 - O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, discursa no Parlamento em Jerusalém - Menahem Kahana/Pool via Reuters
13.jun.2021 - O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, discursa no Parlamento em Jerusalém Imagem: Menahem Kahana/Pool via Reuters

Do UOL, em São Paulo

11/11/2021 13h35Atualizada em 12/11/2021 06h10

O primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, e os seus auxiliares de governo entraram em um bunker de controle nuclear hoje durante um evento de simulação de uma suposta variante mortal do coronavírus, informou a Agência Reuters. A cepa seria resistente às vacinas e deixaria as crianças vulneráveis, além de provocar hospitalizações em massa e fechar escolas.

Segundo o governo, que não usou o termo "bunker" para se referir ao local onde o premiê e sua equipe estão, o exercício chamado de "Ômega" — nome dado ao suposto vírus mortal — está em andamento desde a manhã de hoje e deve terminar ao final do dia.

Naftali Bennett declarou ao site do governo israelense que o país se prepara previamente para se defender de quaisquer novas cepas do coronavírus e afirmou que "o certo a fazer é se preparar para qualquer cenário".

O mundo ainda vive uma pandemia. O coronavírus ainda não desapareceu. Atualmente, há registro de mortalidade na Europa, por exemplo. O mais ameaçador não é nem a situação atual, mas o que ainda não sabemos. Assim como a cepa delta estourou violentamente, outras cepas ainda mais letais e infecciosas podem surgir, que podem contornar a vacina.
Naftali Bennett, premiê de Israel

À Reuters, Bennett ressaltou a importância de se preparar para "a próxima guerra":

"O que aprendi é que se você se preparar para a próxima guerra e não para a anterior, a próxima pandemia e não a anterior, isso significa que você estará mais bem preparado. A lição principal é: mova-se rápido, mova-se com força", disse Bennett à Reuters nas instalações do bunker.

O premiê ainda defendeu a vacinação das crianças e pediu que os pais levem seus filhos para se imunizarem contra o vírus. Ele citou a autorização da agência norte-americana FDA (Food and Drug Administration, na sigla em inglês) para a aplicação da vacina da Pfizer contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos em território nacional.

A ferramenta mais importante à nossa disposição contra o vírus são, obviamente, as vacinas. Nosso objetivo é que a maior parte da população seja protegida. Agora, à luz da aprovação do FDA e do Comitê Consultivo para Gerenciamento de Epidemias em Israel, e não há dúvidas quanto à segurança, não há razão para deixar nossos filhos indefesos. Não há razão para que uma criança infecte e seja infectada por outras pessoas e, sob certas condições, também lide com os efeitos colaterais da covid longa, uma série de fenômenos difíceis, quando toda a sua vida ainda está diante deles. Portanto, peço aos pais -- vacinem seus filhos. Proteja-os. Dê a eles a mesma camada de proteção que você tem.
Naftali Bennett, premiê de Israel

O primeiro-ministro também informou à agência que pediu que as crianças israelenses — incluindo seus quatro filhos — ficassem em casa enquanto o governo fechava as fronteiras e deliberava com as autoridades da Palestina, Gaza e Jordânia.

Bunker

De acordo com a Reuters, o complexo onde Bennett está é conhecido como "Centro de Gerenciamento Nacional" e fica localizado nas colinas de Jerusalém. O local é à prova de explosão nuclear e foi usado para coordenar as primeiras respostas do país no início da pandemia do novo coronavírus em março de 2020.

O "Centro de Gerenciamento Nacional" foi construído há mais de 10 anos em razão da preocupação de Israel com um programa nuclear do Irã e das trocas de disparos de mísseis com o Líbano e Gaza.

Os resultados da simulação devem ser informados a líderes estrangeiros na próxima semana, informou Bennett, que citou o premiê britânico Boris Johnson entre aqueles que receberão os resultados do exercício.