Topo

Esse conteúdo é antigo

Peixe-futebol surge em praia dos EUA e espanta turista: 'Assustador!'

Peixe-futebol encontrado na praia de San Dirego, Califórnia - Reprodução/Jay Beller
Peixe-futebol encontrado na praia de San Dirego, Califórnia Imagem: Reprodução/Jay Beller

Colaboração para o UOL

25/11/2021 15h05Atualizada em 26/11/2021 09h10

Uma turista que caminhava na praia de San Diego, Califórnia, se deparou com uma criatura fora do comum: um peixe-futebol, como é apelidado por cientistas.

A surpresa ocorreu na noite 13 de novembro, de acordo com relatos de Jay Beller à KNSD-TV, e chamou a atenção nesta semana. Ela conta que avistou o ser estranho no meio das areias de Black's Beach e inicialmente pensou que se tratava apenas de um água-viva.

"Eu fui adiante e olhei para aquilo com um pouco mais de cuidado, e algumas outras pessoas se reuniram ao redor também, e então eu vi que era um tipo de peixe'', disse Jay.

A jovem estimou que o peixe tinha cerca de trinta centímetros de comprimento e disse que nunca tinha visto uma espécie desse tipo até então.

Peixe-futebol encontrado na praia de San Diego, Califórnia - Reprodução/Jay Beller - Reprodução/Jay Beller
Peixe-futebol encontrado na praia de San Diego, Califórnia
Imagem: Reprodução/Jay Beller

"Eu vou à praia com frequência, então estou familiarizada com o território, mas nunca vi um organismo que parecesse tão assustador quanto este", afirmou ela.

De acordo com Ben Frable, gerente de coleta de vertebrados marinhos do Scripps Institution of Oceanography, o estranho visitante era um peixe-futebol do Pacífico, uma espécie rara de tamboril, da família Himantolophidae, que vive nas profundezas.

"Esta é uma das maiores categorias de tamboril e só foi vista algumas vezes aqui na Califórnia, mas é encontrada em todo o Oceano Pacífico", disse Frable. Eles também podem ser encontrados nos oceanos Atlântico e Índico.

No inicio do ano, outro peixe-futebol apareceu na costa da Área Marinha Protegida do Crystal Cove State Park, em Laguna Beach, na Califórnia. O espécime era completamente preto com dentes afiados e também com um corpo em forma de bola de futebol americano.

O peixe foi descoberto pela primeira vez no ano de 1837 pelo dinamarquês Johan Reinhardt, professor de zoologia.

Depois do susto que o peixe-futebol causou em vários banhistas, os pesquisadores tentaram capturá-lo em Black's Beach, mas o espécime desapareceu. Eles acreditam que ele provavelmente foi levado de volta ao mar pelas marés antes que pudessem localizá-lo.

"Quase sempre os peixe-futebol são encontrados de maneira tão incomum. Cada um deles fornece informações valiosas, como dados para estudar a ciência dos peixes, mas também para aprender mais sobre nosso ambiente na Califórnia", disse Frabl, à KFMB-TV.