Topo

Esse conteúdo é antigo

Deputados dos EUA vão a Taiwan, e embaixada da China dá recado: Não viajem

Deputados dos Estados Unidos visitam Taiwan para se reunir com autoridades do governo, desafiando o governo de Pequim, que tenta isolar a ilha - ANN WANG/REUTERS
Deputados dos Estados Unidos visitam Taiwan para se reunir com autoridades do governo, desafiando o governo de Pequim, que tenta isolar a ilha Imagem: ANN WANG/REUTERS

Do UOL, em São Paulo*

26/11/2021 13h25Atualizada em 26/11/2021 13h26

Quatro deputados dos Estados Unidos desembarcaram ontem em Taiwan para se reunir com autoridades do governo, contrariando o governo de Pequim. Segundo um porta-voz chinês de Relações Exteriores, a visita demonstra que os Estados unidos "apoiam os separatistas taiwaneses".

A China considera Taiwan uma de suas províncias, embora o país seja governado de maneira separada e de forma democrática, e afirma que está comprometida a retomar o território, inclusive pela força, se for necessário.

Este é o meu conselho para algumas pessoas nos Estados Unidos: não joguem a carta de Taiwan [contra a China]. É uma jogada muito ruim. Não tem nenhuma chance de vencer.
Porta-voz de Relações Exteriores da China, Zhao Lijian

A deputada americana Elissa Slotkin, democrata de Michigan, escreveu nas redes sociais que recebeu um alerta do governo chinês. "Quando a notícia de nossa viagem foi divulgada ontem, meu escritório recebeu uma mensagem direta da embaixada chinesa, dizendo-me para cancelar a viagem".

Elissa Slotkin acrescentou que a visita a Taiwan servirá para "conhecer a região e reafirmar o compromisso dos Estados Unidos com nossos anfitriões, os taiwaneses".

A chegada da missão de quatro congressistas —três democratas e um republicano —aconteceu poucos dias depois do convite do presidente americano Joe Biden a Taiwan para uma reunião de cúpula sobre a democracia, o que irritou a China.

O American Institute de Taiwan, embaixada dos Estados Unidos, afirmou que a visita de dois dias deve abordar "as relações Estados Unidos-Taiwan, a segurança regional e outras questões significativas de interesse mútuo".

A visita demonstra "a firme amizade entre Taiwan e Estados Unidos, assim como o sólido apoio bipartidário a aprofundar os laços no Congresso", afirmou Xavier Chang, porta-voz da presidente taiwanesa Tsai Ing-wen.

Especialmente no período da presidência de Xi Jinping em Pequim e de Tsai em Taipé, a tensão aumentou consideravelmente e as autoridades chinesas intensificaram os esforços para isolar a ilha no cenário internacional.

A simpatia dos países ocidentais por Taiwan está crescendo, apesar da pressão diplomática, militar e econômica das autoridades chinesas sobre a ilha.

Além das duas visitas de congressistas americanos, um grupo de senadores franceses e uma delegação do Parlamento Europeu visitaram Taiwan nas últimas semanas.

O território é reconhecido oficialmente por apenas 15 países, mas mantém relações diplomáticas de fato com muitas nações.

*Com informações de AFP