Topo

Esse conteúdo é antigo

Ômicron: veja onde nova variante do coronavírus já foi detectada

Ômicron, nova variante do coronavírus, foi detectada em onze países e Hong Kong, atingindo quatro continentes - iStock
Ômicron, nova variante do coronavírus, foi detectada em onze países e Hong Kong, atingindo quatro continentes Imagem: iStock

Do UOL, com agências

27/11/2021 15h54Atualizada em 28/11/2021 12h35

Resumo da notícia

  • Segundo Organização Mundial da Saúde, nova variante teve 1º registro feito pela África do Sul, em 24 de novembro
  • Casos já foram confirmados em onze países e em Hong Kong, atingindo três continentes
  • Países fecham fronteiras para voos que partem da África

Pelo menos 11 países e um território, em quatro continentes, confirmaram pelo menos um caso da ômicron, nova variante do coronavírus, até as 12h deste domingo (28). A nova mutação do vírus foi detectada em sete nações da Europa, duas da África, uma na Ásia e uma na Oceania, além do território de Hong Kong, na China.

A expansão dessa cepa, descoberta na África do Sul na semana passada, tem levado várias nações a fechar parcialmente as fronteiras e adotarem restrições. A variante ômicron foi classificada como "preocupante" pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Veja a lista de casos confirmados até o momento:

Fronteiras fechadas

Para conter o avanço dessa nova mutação do coronavirus, que é considerada potencialmente mais contagiosa pela OMS, governos de países na Ásia, Oceania, Europa e Américas estão fechando as fronteiras a voos provenientes da África.

No Brasil, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, informou neste sábado (27) que o Brasil fechará, a partir de segunda-feira (29), as fronteiras aéreas para seis países da África por causa da nova variante do coronavírus, classificada hoje como "preocupante" pela OMS.