Topo

Esse conteúdo é antigo

Cobra naja entala cabeça em lata de cerveja e dá trabalho para socorristas

Cobra com a cabeça presa em lata de cerveja descartada no ambiente - Reprodução/Redes Sociais
Cobra com a cabeça presa em lata de cerveja descartada no ambiente Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Colaboração para o UOL

06/12/2021 14h50Atualizada em 06/12/2021 14h50

O descarte inadequado de resíduos não é apenas danoso ao meio ambiente, como também pode ser prejudicial para a vida selvagem. Foi o caso de uma cobra venenosa encontrada com a cabeça presa dentro de uma lata de cerveja vazia, em uma vila em Odisha, na Índia.

O alerta foi emitido pelos residentes do vilarejo que notaram que a cobra estava em perigo e solicitaram a ajuda das equipes de resgate de animais da organização Snake Helpline.

Um vídeo mostra um socorrista usando uma tesoura para cortar cuidadosamente a lata e libertar a cobra.

O primeiro passo dos especialistas foi fazer um pequeno buraco para permitir que a serpente respirasse. Em seguida, cobriram sua boca com um tubo de plástico transparente com a extremidade aberta, enquanto tentavam cortar a lata e libertá-la.

Depois de quase 20 minutos, os socorristas conseguiram libertar o réptil. Em seguida, trataram seus ferimentos com medicamentos e o devolveram à natureza.

De acordo com um dos profissionais envolvidos no resgate, tratava-se de uma cobra naja, gênero bastante comum na Índia, além de outros países como Paquistão e Bangladesh. Ela é famosa por sua alta periculosidade em caso de picada em humanos.