Topo

Esse conteúdo é antigo

Incêndio em prédio residencial de NY deixa ao menos 17 mortos

Do UOL, em São Paulo*

09/01/2022 17h36

Um incêndio em um prédio residencial no distrito do Bronx, em Nova York (EUA), deixou ao menos 17 pessoas mortas —dentre elas, oito crianças. Inicialmente, o prefeito Eric Adams havia dito 19 durante entrevista à rede de TV americana CNN, mas, depois, o número foi corrigido por autoridades.

Segundo a CNN, o número de feridos seria de cerca de 60 pessoas. Ainda segundo as informações da rede, as investigações preliminares apontam que o incêndio começou nos andares inferiores, por causa de um aquecedor. O fogo foi então subindo os demais andares, o que reduziu as rotas de fugas dos moradores.

Este é um momento horrível, horrível e doloroso para a cidade de Nova York, e o impacto deste incêndio vai realmente trazer um nível de dor e desespero em nossa cidade. Eric Adams

Incêndio em prédio residencial deixa mortos em Nova York

As vítimas foram encontradas em escadas do edifício, muitas com parada cardíaca. As lesões foram predominantemente por inalação de fumaça, segundo informou um dos bombeiros que trabalham no combate ao incêndio.

Ainda de acordo com a CNN, o incêndio teria começado um pouco antes das 11h (horário local) em um apartamento duplex no segundo e terceiro andares do prédio. A porta do apartamento foi deixada aberta e a fumaça então se espalhou por todos os andares. As causas do acidente ainda devem ser investigadas pelas autoridades.

Cerca de 200 membros do Corpo de Bombeiros atuam no local do incêndio, em um prédio de 19 andares, localizado na 333 East 181st Street.

Caos

Vizinhos disseram ter visto moradores desesperados, aparentemente presos. "Estava um caos", contou à AFP Goerge King, morador do prédio vizinho. "Vi a fumaça, havia muita gente em pânico. Você podia ver que ninguém queria pular do prédio. As pessoas agitavam os braços nas janelas."

Os feridos foram levados para cinco hospitais e muitos deles tiveram parada cardíaca e respiratória, informou o New York Times. "Isso é realmente uma tragédia", lamentou Eric Adams.

Com 9 milhões de habitantes, Nova York enfrenta em vários bairros uma grande crise habitacional, com prédios antigos e em mau estado de conservação.

O acidente em Nova York ocorre poucos dias depois de um outro incêndio parecido, ocorrido em um prédio na Filadélfia, que deixou ao menos 12 pessoas mortas —8 delas menores.