Topo

Esse conteúdo é antigo

Ucrânia: Putin diz que EUA quebraram promessa nunca feita

23 dez. 2021 - Presidente da Rússia, Vladimir Putin, em entrevista coletiva em Moscou; Putin diz que EUA prometeram que Otan não se expandiria para leste europeu - Mikhail Svetlov/Getty Images
23 dez. 2021 - Presidente da Rússia, Vladimir Putin, em entrevista coletiva em Moscou; Putin diz que EUA prometeram que Otan não se expandiria para leste europeu Imagem: Mikhail Svetlov/Getty Images

Do UOL*, em São Paulo

11/01/2022 12h35

Nesta semana, a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e o governo dos Estados Unidos fazem reuniões estratégicas para tentar frear as ameaças da Rússia contra a Ucrânia e diminuir a tensão na região. Segundo o jornal The New York Times, porém, Moscou baseia o confronto atual, em parte, sobre uma promessa nunca feita.

O presidente russo Vladimir Putin disse que o então secretário de Estado norte-americano James A. Baker prometeu que a Otan não se expandiria para o leste europeu nos últimos dias da Guerra Fria, há quase trinta naos. Apesar de o assunto ter sido discutido entre Baker e o líder soviético Mikhail Gorbachev, ele não foi incluído no tratado final assinado pelos EUA, Europa e a Rússia.

Em entrevista ao Times em 2014, Baker disse que o argumento é "ridículo". "Como os russos assinaram o tratado, como eles podem se basear em algo que eu teria dito um mês antes [da assinatura]? Não faz sentido".

Na quarta e na quinta-feira, o governo russo fará reuniões com a Otan e na Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, em que detalharão as exigências para se afastarem da fronteira russo-ucraniana. Diplomatas russos disseram que a relação entre o país e o bloco passará pela "hora da verdade".

A Rússia foi acusada por americanos e europeus de preparar um ataque contra a vizinha Ucrânia, país aliado do Ocidente.

Moscou reagiu, alegando que o envio de dezenas de milhares de tropas russas na fronteira é uma reação à crescente e hostil presença da Otan, nesta que o Kremlin considera uma zona de influência.

A Rússia pede tratados que proíbam a futura ampliação da Aliança Atlântica e o fim das manobras militares ocidentais nas fronteiras da Rússia.

*Com AFP e Reuters