Topo

Esse conteúdo é antigo

Morador de rua comemora aniversário de cão e divide bolo com seus pets

Imagem mostra o morador de rua José Luis Matos celebrando cantando parabéns para um dos seus cães - Reprodução/Redes Sociais
Imagem mostra o morador de rua José Luis Matos celebrando cantando parabéns para um dos seus cães Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Mateus Omena

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/01/2022 14h07

O vídeo de um morador de rua comemorando o aniversário de um de seus cachorros, com direito a bolo e uma canção de parabéns, viralizou recentemente nas redes sociais e emocionou os internautas. A cena comovente é protagonizada por José Luis Matos, mais conhecido como Choco, residente em Bucaramanga, na Colômbia.

Em entrevista ao jornal local Semana, Matos explicou que vive na companhia de seus melhores amigos, os cachorros Nena e Shaggy. Ele pretendia celebrar o aniversário do macho, mas não possuía nenhum alimento para lhe dar de presente, até que, de última hora, conseguiu improvisar uma pequena festa.

"Eu estava chateado porque meu cachorro estava fazendo aniversário e queria dar a ele um pedaço de frango, mas não tinha condições para isso. Eu vi uma senhora que ia jogar um bolo inteiro no lixo e eu pedi a ela para me dar. Ela me entregou dizendo: 'Aqui, meu filho, você vai aproveitar melhor do que eu'. Depois fui a uma loja e pedi ao dono que me vendesse algumas velas por 500 pesos (cerca de R$ 0,07), que era a única quantia que eu tinha', contou.

Depois, vagou pelas ruas de Bucaramanga para procurar um local 'especial' onde pudesse festejar com os seus animais de estimação, e encontrou uma escadaria deserta. E com seus amigos reunidos em torno de um bolo com velas, dois pratos e uma faca de plástico, José Luis Matos realizou seu desejo. O momento foi registrado em vídeo por uma pessoa anônima que estava passando pelo local e, em seguida, foi compartilhado nas redes sociais.

O gesto do morador de rua encantou muitas pessoas, até que uma delas o procurou para lhe apresentar o vídeo e a reação do público.

"Me mostraram o vídeo e disseram que eu tinha ficado famoso. Agora quando acordo, vejo muitas pessoas ao redor. Eu pensei que tinha feito alguma coisa, mas não tinha feito nada", disse Matos. "Minha vida mudou graças à pessoa que me gravou. E espero poder fazer mais pelos animais ao redor do mundo", acrescentou.

Dura trajetória

Ao longo da entrevista, José Luis Matos recordou o momento em que se tornou morador de rua e os momentos mais difíceis da sua vida. "Me maltrataram muito e eu decidi sair de casa", disse.

Ao deixar sua cidade de origem Barranquilla, na costa colombiana, com 300.000 pesos no bolso, ele decidiu ir para Valledupar, no nordeste. E afirmou que as adversidades não o tornaram uma pessoa ruim, pois ele prometeu a si mesmo que nunca roubaria. Por outro lado, passou muito tempo em condições precárias e situações humilhantes.

Depois de vários anos viajando pela Colômbia, tentou retornar a Barranquilla, mas foi a rejeitado pela mãe. Então, decidiu partir para Barrancabermeja, norte do distrito de Santander, onde trabalhou como pescador. Mais tarde, se mudou para Bucaramanga, onde vive atualmente.

Segundo Matos, as experiências de vida não o permitiram criar ressentimentos com a família, e ainda mantém contato com sua irmã mais nova. "Apesar dos maus tratos que minha mãe me deu, eu a amo e penso nela todos os dias, porque aprendi a me virar sozinho. Graças a ela aprendi a lavar a louça, a varrer, a trabalhar".

Sobre seus sonhos, ele declarou que sempre quis ser "um dos melhores artistas de rap da Colômbia", embora assegure que é capaz de se destacar em qualquer ofício: "já fui pedreiro e até limpador de vidros. Trabalho em qualquer coisa que encontrar".

Graças à notoriedade que conquistou, José Luis Matos vem recebendo ajuda de vários lados. Ele afirmou que ganhou um telefone celular, com o qual compartilha em suas redes sociais momentos do seu dia-a-dia, e também um lugar para dormir e tomar banho.

Diante destas mudanças, Matos se sente mais confiante em relação ao futuro e descreve seus planos: "Quero ser um dos representantes mais importantes da música urbana na Colômbia e abrir uma fundação para acolher os cães de rua do país. Afinal, podemos falar, mas os animais não falam e não podem se defender".