Topo

Esse conteúdo é antigo

Atleta conhecido como 'besuntado de Tonga' fala sobre tsunami: 'povo forte'

Pita Taufatofua ficou conhecido durante os Jogos Olímpicos de Tóquio como "bezuntado de Tonga" por ter desfilado na abertura dos jogos carregando a bandeira do país e com o corpo cheio de óleo - AFP PHOTO / OLIVIER MORIN
Pita Taufatofua ficou conhecido durante os Jogos Olímpicos de Tóquio como 'bezuntado de Tonga' por ter desfilado na abertura dos jogos carregando a bandeira do país e com o corpo cheio de óleo Imagem: AFP PHOTO / OLIVIER MORIN

Do UOL, em São Paulo

15/01/2022 17h22Atualizada em 15/01/2022 18h14

O atleta de taekwondo Pita Taufatofua fez hoje uma publicação nas suas redes sociais comentando sobre o tsunami que atingiu Tonga hoje.

Taufatofua ficou conhecido durante os Jogos Olímpicos de Tóquio como "besuntado de Tonga" por ter desfilado na cerimônia de abertura carregando a bandeira do país e com o corpo cheio de óleo.

"O povo de Tonga é um dos mais fortes e resilientes", escreveu o atleta em seu Instagram. "Em tempos de grande dificuldade é quando o verdadeiro espírito brilha", completou.

Pita Taufatofua aproveitou a publicação para dar atualizações sobre o país. Ele disse que o rei convocou as Forças Armadas e todos os reservistas para prestar assistência aos atingidos.

O atleta também disse que seu pai, que governa uma das regiões de Tonga, estava tentando voltar para casa, mas seu voo havia sido cancelado. Segundo ele, parte de sua família também está incomunicável.

Tsunami atingiu Tonga após erupção de vulcão

O tsunami que atingiu o pequeno arquipélago no Oceano Pacífico. Ele foi gerado após a erupção de um vulcão submarino. "Um tsunami de 1,20 m foi observado em Nuku'alofa", capital do país, anunciou a agência australiana de meteorologia.

Ondas de cerca de um metro de altura foram vistas em Nuku'alofa, que teve regiões inundadas. Nas redes sociais, vídeos e fotos mostram imóveis sendo invadidos pela água na região próxima à praia.